Mostra em comemoração aos 122 anos do Arquivo Público do Pará tem abertura nesta terça-feira

A mostra “Reflexões em torno da cidadania: Silenciamentos e resistências presentes nos documentos do Arquivo Público”, em comemoração aos 122 anos do Arquivo do Estado do Pará (APEP), será aberta ao público nesta terça-feira (18), na Capela do Museu do Estado do Pará (MEP). O evento, que pretende ampliar o acesso ao público atendido pelo Arquivo Público numa tentativa de democratizar o acesso às informações e aos trabalhos técnicos da instituição, ficará disponível ao público até 30 de abril.

A exposição conta com aproximadamente sete documentos originais e transcritos, o mais antigo sendo do período da cabanagem. Segundo Leonardo Torii, diretor do Arquivo, “a mostra visa evidenciar toda a potencialidade de pesquisa presente nos documentos históricos depositados no Arquivo Público do Estado do Pará, através de elementos sociais retratados na documentação que foram muitas vezes silenciados, como grupos indígenas, de negros, mulheres, cabanos, ribeirinhos”, ele afirma.

Junto a abertura da exposição, no dia 18, serão realizadas duas palestras. A primeira, “Da justiça de transição à justiça social: Comissões da verdade e contribuições para além da defesa dos direitos humanos”, com a Profa Dra. Mônica Tenaglia, da Faculdade de Arquivologia da UFPA, de 9h às 10h30. A segunda, cujo tema é “O Trabalho da Comissão Estadual da Verdade e Memória do Pará: Um Breve Histórico”, será apresentada por Franssinete Florenzano, membro da Comissão Estadual da Verdade e Memória do Pará, das 10h30 às 12h.

O ponto de partida para abordar a cidadania, de acordo com o diretor, vem de algo intrínseco à própria ideia de nação: “O conceito de cidadania sempre esteve atrelado à ideia de nação. E ele sempre foi ressignificado ao longo do tempo pelas pressões sociais. E nada melhor que refletir sobre a construção dela no nosso estado a partir dos documentos históricos”, explica.

Ele finaliza salientando a importância de se olhar para o passado para entender o momento atual: “A ideia é cristalizar a ideia de que a compreensão do presente sempre se dará pelo passado. E os documentos históricos revelam memórias de tempos outros que nos ajudam a entender a nossa atual situação de democracia e cidadania”, conclui.

O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.

*Com supervisão de Giullia Moreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também