“Imagens para Jogar, do Sul ao Norte” abre segundo módulo de oficina de fotografia. Desta vez, o público alvo são crianças de 6 a 12 anos

Da Redação | Foto: Divulgação

O projeto “Imagens para Jogar, do Sul ao Norte” abre, nesta quarta-feira (24), as inscrições para a sua oficina gratuita de fotografia. Tendo a criançada de 6 a 12 anos como público-alvo, a iniciativa traz o processo artístico e pedagógico da artista uruguaia, Ana Cuesta, diretamente para Belém. O workshop é voltado para a captura e representação de realidades e percepções de mundo, com o objetivo de transformar as intervenções artísticas em jogos. As inscrições seguem até a próxima quarta-feira, dia 1º de maio, e podem ser realizadas online, via formulário no perfil do Instagram da Tripé Cultural, ou na Associação Comunitária Limoeiro, no Jurunas, local onde a oficina vai acontecer.

“Ao trazer um processo educativo do Uruguai para o Brasil, queremos transpor barreiras econômicas e linguísticas que possam existir e que diferenciam e separam as criatividades dos nossos jovens. Esse trabalho em conjunto nos permite lançar luz sobre ensino e educação artística em escolas e museus, e podemos aprender e mudar juntos. Queremos que, no futuro, os resultados construídos durante esses meses de oficinas e pesquisa se tornem uma exposição protagoniza pela arte-educação, mostrando que é possível fazermos dos museus e outros espaços de arte um lugar lúdico, interativo e inclusivo, capaz de acolher a todos e renovar cada dia mais o seu público”, explica Ceci Bandeira, facilitadora das oficinas.

Ceci Bandeira é uma artista brasileira e foi quem traduziu as propostas da uruguaia e as adaptou à realidade paraense. Durante este mês de abril, o projeto vem realizando oficinas, mas com adolescentes, e agora vai iniciar sua etapa com o público infantil. A equipe do “Imagens para Jogar” é composta por facilitadores de oficina, arte-educadores convidados, intérprete de libras e de espanhol, tudo isso para que esse intercâmbio de saberes potencialize o conhecimento do sul global e fortaleça o debate sobre o fazer artístico de crianças e jovens latino-americanas.

Oficina “Imagens para jogar, do Sul ao Norte”

“As atividades do projeto iniciaram com oficinas de fotografia e construção de jogos visuais a partir das leituras de imagens com os adolescentes. Iniciamos com esse público-alvo porque é o público com que a Ana Cuesta já está acostumada a desenvolver atividades em Montevidéu. Mas, pensamos que trabalhar com crianças também seria uma grande possibilidade de conhecer esse novo público. Para isso, então, nós desenvolvemos a série de oficinas infantis a partir de um trabalho da artista intitulado ‘Desde el balcón, los personajes que nos habitan’, uma obra visual interativa e em formato de jogo que até o ano passado estava exposta no Museu Torres García, em Montevidéu”, comenta Ceci Bandeira.

A facilitadora conta que o projeto foi selecionado pelo Edital de Artes Visuais da Lei Paulo Gustavo, e que graças ao fomento dessa política pública, a iniciativa vem conseguindo aplicar esse intercâmbio artístico e de saberes que possibilitem o protagonismo de crianças e jovens latino-americanos. Com experiência na área educativa em museus e espaços afins, como escolas e centros comunitários, Ceci Bandeira e Ana Cuesta sabem como operar esses métodos e técnicas em distintas realidades e têm interesse nas relações sociais, nos processos colaborativos e que podem servir como inspiração para a arte.

Aos que quiserem participar, basta realizar a inscrição da criança durante o período de 24/04 a 01/05, por meio do formulário online que será disponibilizado pela página da Tripé Cultural no Instagram. As inscrições também podem ser realizadas na sede da Associação Centro Comunitário Limoeiro, localizada na passagem Limoeiro, n° 48, bairro do Jurunas. As oficinas são gratuitas e vão acontecer em todos os sábados do mês de maio deste ano. 

Na segunda etapa do projeto, após a realização das oficinas, o “Imagens para Jogar” irá construir um Caderno do Professor, um livro didático sobre o método aplicado nas oficinas e suas formas de aplicação. Tudo isso compilado para que outros arte-educadores, sejam da educação formal ou informal, de museus, escolas etc, consigam elaborar os jogos visuais em seus espaços. Este material, disponibilizado tanto em português, quanto em espanhol, terá versão em ebook e estará disponível de forma gratuita.

Serviço:

projeto “Imagens para Jogar, do Sul ao Norte” abre inscrições para oficina de fotografia

Quando: As inscrições vão de 24 de abril a 01 de maio, no formulário disponível na página do Instagram Tripé Cultural. As inscrições também podem ser realizadas na sede da Associação Centro Comunitário Limoeiro, localizada na passagem Limoeiro, n° 48, bairro do Jurunas.

A oficina é gratuita.

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também