Instituto Estadual Carlos Gomes realiza Semana do Jazz com programação que inclui oficinas, mesas redondas e apresentações musicais

Da Redação | Foto: Divulgação

O Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) realiza mais uma edição da “IECG Jazz Week”, que oferta gratuitamente ao público interno e externo oficinas e apresentações artísticas na Sala Ettore Bosio. O projeto tem o objetivo de promover a educação musical e a apreciação do jazz em Belém e demonstrar seu valor para a cultura amazônica. O “IECG Jazz Week” começa nesta sexta-feira (26) e encerra no dia 30 de abril. As inscrições para as oficinas estão abertas até sexta-feira (26), e podem ser feitas por meio de formulários disponíveis no próprio site da Fundação Carlos Gomes.

Há alguns anos circulava a ideia de um projeto de jazz no Carlos Gomes, mas é a primeira vez que o instituto realiza um evento nos exatos moldes da “IECG Jazz Week”, que reúne projeto educativo e programação cultural. Segundo o organizador e professor de música, Robenare Marques, foram organizadas várias oficinas e palestras sobre diferentes aspectos do jazz, desde sua história até a estrutura teórico musical, além de sua prática e performance.

“As oficinas do ‘IECG Jazz Week’ são feitas para acolher participantes de todos os níveis de experiência musical. Nosso objetivo é promover a educação e apreciação do jazz para uma ampla audiência, portanto, teremos oficinas dedicadas tanto para iniciantes quanto para músicos mais experientes, garantindo que todos tenham a oportunidade de aprender e crescer musicalmente”, explica o professor.

A programação abre nesta sexta-feira (26), às 18h, com a mesa redonda “A importância do Jazz na cultura amazônida”, com participação do Prof. Dr. Ivan Risafi, Prof. Dr. Luiz Pardal, Prof. Msc. Isac Almeida, Prof. Esp. Harley Bichara, Profa. Dayse Addario e Maestrina Cibelle Donza. A discussão será em torno da ideia do jazz e sua relação com a cultura Amazônica, tendo como ênfase a improvisação, expressão individual e a fusão de diferentes tradições musicais. Encerrando a abertura, às 19h, terá show tributo a João Donato, com participação especial da cantora Sandra Duailibe.

“São grandes músicos e é uma apresentação que vai mostrar um pouco dessa fusão do jazz com o bossa nova, de elementos tradicionais do jazz com ritmos brasileiros, e proporcionará uma experiência única ao público que for ao show de abertura”, afirma Robenare.

Para o dia 27, das 9h às 12h, o Prof. Msc. Robenare Marques e Prof. Esp. Harley Bichara coordenarão uma oficina de prática instrumental para músicos com os mais diversos níveis de experiência. Pela tarde, das 14h às 16h, terá o “Seminário de Jazz: harmonia aplicada ao Jazz”, também coordenado por Robenare e Harley. Após uma pausa no domingo, as oficinas retornam na segunda, às 17h, com uma oficina de prática instrumental em blues, com o Prof. Dr. Nelson Neves. O show do “Nelson Neves Jazz Trio”, às 19h, encerra a programação do dia 29.

Encerrando o evento, o dia 30 de abril conta com duas apresentações, sendo a primeira formada pelos alunos das oficinas ofertadas e a segunda pela Escola de Música da UFPA (Emufpa), que retorna após sua participação na edição 2023 da “IECG Jazz Week”. Os repertórios são uma celebração da diversidade do jazz, com peças influenciadas por grandes ritmos brasileiros e que homenageiam grandes nomes da música. A data escolhida pela organização também é marcada pelo Dia Internacional do Jazz e o Dia Municipal do Jazz.

“Trabalhar com a Emufpa Big Band tem sido uma experiência extraordinariamente gratificante. Sua participação na última edição do ‘IECG JAZZ WEEK’ trouxe uma energia gigante e uma profundidade musical que enriqueceu enormemente o evento. A banda demonstrou uma versatilidade incrível e um comprometimento com o projeto que esperamos ver novamente este ano”, declara Robenare Marques. O professor também conclui dizendo que a recepção do evento está sendo ótima, tanto entre a comunidade acadêmica quanto com o público geral, com muitos já se inscrevendo para as oficinas.

Serviço:

IECG Jazz Week

Data: de 26 a 30 de abril de 2024

Local: Sala Ettore Bosio do Instituto Estadual Carlos Gomes, Avenida Gentil Bittencourt, 977 – Nazaré

Link para o formulário de oficinas: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf7rUPR3zn91ob9L4J-FgP_4Na_rPuTE2ZM2veLYoSkSD6WmQ/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0 

Evento gratuito

Programação:

Dia 26/4 (sexta-feira)
18h – Abertura.
Mesa redonda: A importância do Jazz na cultura amazônida
Participantes: Prof. Dr. Ivan Risafi; Prof. Dr. Luiz Pardal; Prof. Msc. Isac Almeida: Prof. Esp. Harley Bichara; Profa. Dayse Addario: Maestrina Cibelle Donza.
Moderador: Prof. Msc. Robenare Marques

19h – Apresentação musical
Show Tributo a Donato e Bossas, com participação especial da cantora Sandra Duailibe

Dia 27/4 (sábado)
9h-12h – Oficina de Prática Instrumental
Coordenação: Prof. Msc. Robenare Marques e Prof. Esp. Harley Bichara

14h-16h – Seminário de Jazz: harmonia aplicada ao Jazz
Prof. Msc. Robenare Marques e Prof. Esp. Harley Bichara

Dia 29/4 (segunda-feira)
17h – Oficina de Prática Instrumental em Blues
Prof. Dr. Nelson Neves

19h – Apresentação musical
Nelson Neves Jazz Trio

Dia 30/4 (terça-feira)
Apresentações artísticas
17h – Alunos da Oficina de Prática Instrumental
18h – Jam Session com a Emufpa Big Band (Coord. Prof. Elielson Gomes)

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também