Mestre Damasceno coloca todos para dançar carimbó em seu segundo álbum lançado este ano

O álbum “Chegou meu Boi”, do Mestre Damasceno, chegou às plataformas digitais na sexta passada, dia 14, e teve show de divulgação no último sábado, dia 15, no Espaço Cultural Apoena. Acompanhado pelo grupo Nativos Marajoara, com quem o Mestre já tem uma parceria de 10 anos, o lançamento é o quinto da carreira de Mestre Damasceno, totalmente autoral, e o segundo nesse primeiro semestre de 2023, que também trouxe ao público em janeiro “Búfalo-Bumbá”.

Próximo dos 50 anos de carreira, Mestre Damasceno é natural de Salvaterra, na ilha do Marajó, onde foram realizadas as gravações do álbum, que conta com participação de Dona Onete, em dezembro de 2022. Com mais de 400 composições próprias, ele teve um documentário gravado por Guto Nunes, de nome Mestre Damasceno: o Resplendor da Resistência Marajoara, que foi lançado em 2013. A produção mostra o papel do artista na sua cidade e a importância da transmissão do saber oral.

Ganhador de diversos prêmios desde o princípio de sua carreira, o ícone marajoara teve seu trabalho enaltecido, no carnaval deste ano, pela escola de samba Paraíso do Tuiuti, do Rio de Janeiro. O enredo, que exaltou a fauna e flora da ilha, a arte marajoara, e contou a história do búfalo vindo da Índia para o Marajó, fez uma homenagem ao artista paraense. Ele desfilou em um trono com seus músicos ao seu lado por todo o percurso.

Conheça o trabalho de Mestre Damasceno seguindo no Instagram em @mestredamasceno e escute no Spotify acessando o link

O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.

*Com supervisão de Giullia Moreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também