Portal Jambu

Por Giullia Moreira

Conhecer a história do Pará é de extrema importância para compreender as nuances do nosso presente. Através da arte, o Grupo Experiência traz ao público paraense o espetáculo “Estrada de Ferro Belém-Bragança: os trilhos da esperança”, que aborda de forma inteligente este momento histórico. As apresentações serão nos dias 16 e 17 de junho, às 20h30, no Teatro do Sesi e as inscrições podem ser feitas por meio da plataforma Sympla.

Sob a direção de Geraldo Salles e composição musical de Toni Soares, a peça tem como objetivo discutir os impactos da ferrovia intermunicipal na região e entender como esse meio de transporte foi crucial para a transformação de várias cidades do interior do Pará. O curioso é que o espetáculo traz o tema através da comédia musical.

“O espetáculo é como se fosse uma viagem de Belém até Bragança , terminando com a peça de São Benedito da marujada. O espetáculo tem como ligação o trem e vai mostrando não só as facetas e as coisas engraçadas que aconteciam na época durante as viagens, como também fatos históricos da era Barata, da era Vargas, quando a ferrovia foi desativada, né? A ferrovia ficou no governo do estado do Pará até 1933, quando foi entregue na União Federal”, conta Paulo Fonseca, ator e diretor de teatro.

De acordo com o Paulo, a peça é também resultado de um sonho de Geraldo Salles, no período da pandemia, sobre a estrada em questão. A direção artística é de Marcos Faria.

 

O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.

Foto de Capa: Divulgação

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu