Festa Literária de Mosqueiro lança sua 3ª edição e está com inscrições abertas para escritores

                                                                                                                  Da Redação | Foto: Divulgação  

Inspirada na Festa Literária de Paraty, a Festa Literária de Mosqueiro (FLIM) se propõe a ser uma vitrine para as riquezas naturais e culturais da ilha do Mosqueiro, reunindo uma programação diversificada que inclui literatura, música, dança, teatro, artesanato e discussões sobre turismo e sustentabilidade. O lançamento oficial do projeto será realizado na próxima terça-feira (30 de abril), véspera do feriado, em Mosqueiro, na Vila Formosa, hospedaria e espaço cultural que tem sido a sede das reuniões preparativas para o evento.

A FLIM será realizada de 28 de maio a 1 de junho, na Praça da Vila, e já está com inscrições abertas para escritores que desejam ter seus livros expostos na Festa. As inscrições podem ser realizadas até 10 de maio, via o preenchimento de formulário disponível no perfil do instagram: film_mosqueiro

O evento busca valorizar a produção cultural e literária local, incentivar a leitura na rede de ensino público da ilha e trazer o intercâmbio entre os escritores que participam. Para esta edição, além dos Escritores da Praia, já estão confirmadas as participações de Juracy Sequeira, Daniel Leite, Edgar e Edyr Proença, e do poeta João de Jesus Paes Loureiro. O Festival também está democratizando o acesso de escritores e os convida a participar das tendas literárias, onde poderão lançar e expor à venda suas obras.

O homenageado desta 3ª edição é o escritor Graciliano Ramos Milhomem, que vive na Ilha desde a década de 1970. Nascido em 1950 na cidade de Riachão, Maranhão, naturalizou-se paraense, ao crescer na cidade de Marabá e, posteriormente, se mudar para Belém. Sua
jornada é marcada por uma versatilidade impressionante: de pedreiro a vendedor de livros e cobrador de ônibus a escultor, compositor e escritor.

Como cantor, imortalizou o ritmo autêntico do forró pé-de-serra em vários CDs, todos compostos por músicas de sua autoria, celebrando as raízes e ritmos brasileiros. Na ilha, Graciliano também fundou associações, emergindo como uma voz significativa em sua comunidade, dedicando-se ao enriquecimento cultural de sua terra adotiva.

Graciliano integra o coletivo Escritores da Praia formado também por Alcir Rodrigues, Arnaldo Cabeleira, Claudionor Wanzeller, Jorge Moraes, Lairson Costa, Lindalva Sousa, Nonato Rodrigues, Paulo Uchoa, Roberto Santos, Ronaldo Andrade e Sandro Arlan.

“A Festa Literária não só busca valorizar a produção cultural e literária de Mosqueiro e região, mas também reforça a posição do distrito como destino turístico valioso. Serão dias de imersão cultural na bucólica Ilha de Mosqueiro, para celebrar a literatura e as artes em meio à
natureza”, complementa o professor do Instituto Federal do Pará (IFPA) e coordenador da FLIM, Lairson Costa.

Entre os eventos programados estão rodas de conversa sobre o protagonismo feminino na cultura paraense, leituras dramatizadas, e discussões sobre os desafios para um turismo sustentável em Mosqueiro. O turismo, desenvolvimento e sustentabilidade terão um destaque especial no evento,  refletindo sobre os impactos da pandemia de Covid-19 e explorando caminhos para a recuperação econômica.

A organização  da Flim é do Coletivo Escritores da Praia em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA). Mais informações sobre inscrições e programação, no Instagram do evento. 

Serviço:

Lançamento oficial da Festa Literária de Mosqueiro (FLIM).

Data: terça-feira, 30 de abril.

Hora: 19h.

Local: Pousada Vila Formosa, Chapéu Virado, Mosqueiro.

Entrada franca.

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também