Espetáculo “Autocrítica” propõe uma reflexão, por meio do humor, sobre a dureza do autojulgamento

Da Redação | Foto: Mosaico do Pará 

Neste fim de semana, o Teatro Experimental Waldemar Henrique recebe a segunda temporada da peça “Autocrítica”, escrita pelo dramaturgo Haroldo França, da companhia “A Liga do Teatro”. O espetáculo será realizado neste sábado (13) e domingo (14), às 19h, e os ingressos já podem ser adquiridos pelo Sympla, ou presencialmente no próprio teatro, uma hora antes de cada sessão.

A história da peça gira em torno de um jovem chamado Adão, interpretado por Theo Oliveira, que entra em conflito com sua voz interior, mais especificamente a voz da “autocrítica”, que sempre o desincentiva ou o rebaixa. O texto de Haroldo explora o clássico arquétipo da sombra, um personagem que manifesta ou representa as angústias, inseguranças e falhas remoídas pelo protagonista. “Autocrítica” surge, então, como uma mensagem de positividade que contrapõe essa voz com o humor.

Segundo o diretor, Paulo Jaime, o roteiro da peça chamou a atenção de todos da Companhia, que logo queriam adaptá-la. Essa adaptação ocorreu em novembro de 2023, e obteve uma ótima recepção do público. O diretor também descreve o texto como um trabalho autobiográfico de Haroldo, por conter diversas passagens que retratam a vida pessoal ou fazem referência ao cotidiano do escritor. “É um texto autobiográfico, mas tem a sacada genial de retratar, de maneira cômica mas também muito sensível, essa conversa diária que temos com nós mesmos”, destaca Paulo.

Por se tratar de um conflito recorrente na vida das pessoas, o tormento vivido por Adão traz forte identificação com o público e até mesmo com os próprios atores. Luiza Imbiriba, atriz que interpreta a voz da “Autocrítica”, revela que essa “fala” na cabeça do protagonista se assemelha com a sua própria voz interior, tanto que ela a usou de base para caracterizar sua personagem. “Para mim, que dou voz às frases mais cruéis do texto, foi como machucar a mim mesma a cada vez que eu falava e repetia as mesmas coisas. Mas da mesma forma foi me levando à reflexão de que a gente precisa se tratar com mais gentileza”, compartilha.

O espetáculo foi um sucesso ano passado, e a produção espera repetir a dose. “Eu espero que o espetáculo possa alcançar o máximo de pessoas possíveis! Principalmente aqueles que estão precisando dar esse abraço na sua criança interior de que vai ficar tudo bem e que é possível, sim, se tratar com mais gentileza! Além de levar boas risadas pra casa, é claro”, conclui Luiza.

Sobre A Liga do Teatro

Fundada em 2017, pelos artistas Bárbara Gibson, Erllon Viegas, Leandro Oliveira, Luiza Imbiriba, Paulo Jaime, Valéria Lima e Larissa Imbiriba, “A Liga do Teatro” surgiu como um coletivo que visa a produção de uma arte crítica, sensível e bem humorada. O grupo, além de espetáculos, realiza também cursos livres. 

Serviço:

Apresentação de “Autocrítica” no Waldemar Henrique

Data e Horário: 13 e 14 de Abril, às 19h

Local: Teatro Waldemar Henrique, Av. Presidente Vargas, 645 – Campina

Ingressos: Bilheteria do espetáculo, uma hora antes da sessão, ou pelo site da Sympla

Mais informações: (91) 98425-0317 ou no Instagram

Ficha Técnica

Elenco: Luiza Imbiriba e Theo Oliveira

Voz: Bárbara Gibson

Sonoplastia: Paulo Jaime

Direção: Paulo Jaime

Luz: Marckson Moraes

Cenotécnico: Cláudio Bastos

Técnico de Som: Cereja

Microfones: Lenno Ávila

Assessoria de Imprensa: Leandro Oliveira

Artes: Victor Azevedo

Redes sociais: Luiza Imbiriba 

Apoio: CCAC

Produção: A Liga do Teatro

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também