Portal Jambu

Da Redação | Fotos: Stella Abreu

Ressaltando a rica diversidade cultural de ritmos da Amazônia, o Festival Jambu Live 2023 chegou ao seu último dia, nesta quinta-feira (7 de dezembro), na Sala Vicente Salles, localizada no espaço cultural Memorial dos Povos, em Belém. Assim como nas edições anteriores, o Jambu Live 2023 alcançou o seu objetivo de ser uma vitrine para novos artistas paraenses, contemplando os mais diferentes estilos musicais, como carimbó, pagode, reggae, carnaval, tecnomelody, rock e brega.

Para iniciar a noite, a cantora e compositora Zara subiu ao palco do Festival e esbanjou muito poder em um passeio por sua jornada musical. A artista, que já havia se apresentado na primeira edição do Jambu, em 2020, teve a oportunidade de retornar ao palco do evento e comparar as duas experiências. “Estar aqui novamente é tão bom quanto foi na primeira vez que participei do Festival, mas a experiência de agora é diferente, porque a gente está de forma presencial. Quando eu participei a primeira vez não era, e interagir com o público é uma troca muito interessante, né? É muito mais motivador, eu diria. A gente consegue se conectar melhor através da música com as pessoas presentes, porque elas também trazem a energia delas e a gente vai fazendo essa troca”, destacou a cantora.

Na sequência, o grupo cultural Boi Veludinhos do Guamá animou o público com suas músicas e danças carnavalescas. “Arrepia na hora, porque é um momento muito especial. Nós chegamos nervosos e pensamos ‘Será que o público vai gostar?’ e nossa, o público adorou, entrou, dançou e participou. Isso pra gente é motivo de orgulho, né? Tem pessoas que não conheciam a cultura de São Caetano, não conheciam a cultura do Boi de Máscaras e agora veio, dançou e aprovou. Então, a gente ficou muito feliz e agradece ao Jambu Live por isso também, por esse momento, por ter chamado a gente para participar”, expressou o cantor e apresentador, Sidney Brasil, sobre a alegria de estar no evento.

A seguir, foi a vez do Pagode das Meninas, que colocou todo mundo para dançar ao som de clássicos do samba até fenômenos da música atual. Logo em seguida, subiu ao palco uma das vencedoras do Aposta Jambu deste ano, Gielly Lima, que encantou o público trazendo clássicos de Elis Regina, Marisa Monte e uma mostra da sua composição autoral. A artista explica que foi uma experiência única ter vencido o concurso promovido pelo Festival. “Foi uma grande surpresa pra mim, eu não esperava, mas eu vi como uma grande oportunidade de mostrar quem eu sou para as pessoas, mostrar o meu trabalho, como eu vivo a música, como eu sinto a música. Participar do Jambu foi o ápice de tudo o que eu estou vivendo, é poder finalmente me comunicar com as pessoas e mostrar quem eu sou”, afirmou a cantora.

Gielly Lima foi uma das vencedoras do Aposta Jambu 2023

E para finalizar as atrações, a atriz e drag queen Tiffany Boo trouxe para compor a sua apresentação vários convidados especiais: o cantor Rodrigo Schumacher, o artista Naré, a rainha do brega romântico Mell PInheiro, uma das Apostas Jambu – Jotta C – e a drag Scarlety Queen. Os artistas concluíram com chave de ouro a última noite de shows e entregaram muita beleza e energia com performances especiais que foram de tirar o fôlego. Além dos cantores, o evento teve a presença da sereia do House e Techno, DJ Tiana, que agitou o público durante os intervalos dos shows.

O Festival Jambu Live foi um marco não apenas para os artistas convidados e vencedores da Aposta Jambu deste ano, mas também para o público que esteve presente. Muitos tiveram a oportunidade de vivenciar o evento pela primeira vez, como revela a bancária, Sâmia Pinheiro. “É a primeira vez que eu venho para o Festival, na verdade, eu não conhecia ainda, mas hoje eu vim prestigiar a Zara que foi a primeira cantora que se apresentou e foi um show maravilhoso, excelente. A qualidade do som estava ótima, a organização do evento estava ótima. A cantora, na verdade, me surpreendeu muito, eu também não conhecia o trabalho dela. Então assim, foi uma experiência maravilhosa. Eu amei!”, disse Sâmia.

Agora é se preparar para o Festival Jambu 2024, que com certeza seguirá sua proposta e revelará novos artistas paraenses. Quem será a aposta Jambu do ano que vem, hein? Estamos ansiosos para ver e ouvir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu