Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação
A banda Antes do Erro completa dez anos de trajetória e celebra o recomeço. Depois de um hiato de um ano, os músicos retornam aos palcos com o lançamento do novo EP Intervalo, já disponível nas plataformas digitais. O Portal Jambu conversou com os integrantes da banda e traz as novidades em primeira mão.
A história da banda nasceu de forma quase improvisada, na porta de um show, quando amigos discutiam o movimento que tomava conta da cena independente da capital paraense. “Naquele momento, diversas bandas estavam em atividade e os shows aconteciam praticamente todo final de semana. Foi na porta de um desses eventos, enquanto conversávamos sobre como o cenário estava movimentado, que surgiu a ideia de montar uma banda”, lembram Caio Alvex, Victor Alves, Patrick Porto, Heitor Costa e Renan Pantoja. Semanas depois, um ensaio no bairro da Marambaia deu início ao projeto que, ao longo dos anos, se firmou no hardcore autoral.
O primeiro EP, lançado em 2015, trouxe cinco faixas que rapidamente circularam na cena e chegaram a figurar entre os melhores lançamentos do ano, como apontou o site especializado We Live in Hell como um dos 20 melhores lançamentos do ano. Pouco depois, a banda lançou o primeiro álbum completo, seguido em 2022 pelo EP Mais ou Menos, onde o grupo começou a experimentar temáticas mais amplas, incluindo saúde mental e política.
A constante transformação, contam os músicos, é um traço marcante da trajetória. “Começamos a banda muito jovens e, com o tempo, fomos crescendo, vivendo novas experiências e até passando por alterações na formação. As letras mudam, a sonoridade muda porque tudo acompanha nossas próprias transformações pessoais. Esse processo sempre aconteceu de forma natural, sem grandes planejamentos, simplesmente como reflexo do que vivemos”, conta o vocalista Caio Alex.
Se as raízes estão no hardcore, as influências se ampliaram com o tempo. “No nosso dia a dia a gente escuta de tudo, desde música jamaicana e rock alternativo até cumbia, zouk e, claro, o brega e suas vertentes. Nem tudo disso vai direto para as composições, mas de alguma forma esse mix de referências acaba nos influenciando”, contam, explica o baterista Victor Alves.
A vivência em Belém também marca o som do grupo. A capital paraense e sua múltipla sonoridade, espaço para artistas de todas as expressões musicais, inspira o grupo. “Nossas letras são pessoais, falam de vivências, do que ouvimos, vemos e observamos, e Belém está no centro de tudo isso. Já tivemos a oportunidade de viajar por vários estados do Brasil, mas ainda sentimos uma espécie de exclusão, como se muita gente nem soubesse que existe uma cena organizada em Belém e no Norte. Estar fora do eixo sudestino sempre trouxe dificuldades, mas também nos deu uma casca pra encarar esses problemas. Nossa postura é mostrar que existe um Brasil riquíssimo, e que no Norte há uma cultura gigantesca que vai do punk ao brega”, destacam os guitarristas Patrick Porto e Heitor Costa.
O novo EP Intervalo, gravado no Estúdio Abbey Monster com produção de Andro Baudelaire, nasce desse reencontro da banda consigo mesma. “Conciliar a vida pessoal com uma banda nunca foi simples, e em 2024 tudo se complicou ainda mais, convivemos com a falta de tempo e até ossos quebrados. Esse novo EP nos devolveu a identidade de banda. Ficar tanto tempo sem tocar foi doloroso, já que a música é parte essencial de nós, uma válvula de escape para os problemas e ao mesmo tempo também traz seus próprios problemas. Mas é um preço que escolhemos pagar, porque estar em uma banda continua sendo algo que nos faz bem”, conta Renam Pantoja, baixista da banda.
O show de (re)estreia do EP será no próximo dia 24 de agosto, dentro do Festival de Hardcore “VAMOS, VAI PEDE TU!”, no Studio Pub, em Belém. Para a Antes do Erro, é a possibilidade de reafirmação de que a música segue sendo o motor da amizade deles, da resistência e da cena da música independente que ajudaram a construir.
