Portal Jambu

*Por Fabrício Lima

Neste fim de semana, ocorre a 5a edição do Festival Tempero de Origem, no espaço São José Liberto, no bairro de Canudos. O evento, que tem início no sábado às 10h, é gratuito e contará com barracas de venda de comidas regionais de produtores locais, palestras e atrações musicais, como Karen Tavares, Alba Maria, Carol Araújo e Marcelo Ramos, e Dayse Addario. O festival também contará com eventos de cozinha show, onde os pratos serão feitos ao vivo por dez chefs da região convidados.

O evento, que teve sua última edição em dezembro do ano passado, em Icoaraci, tem como objetivo promover e dar visibilidade a produtos feitos na região por produtores locais, e que detém potencial para o consumo tanto interno quanto externo. Alguns exemplos são o queijo do Marajó, o chocolate do Combu e os brinquedos de miriti. Paralelamente, haverá exposições de produtos de cooperativas paraenses em parceria com a Organização de Cooperativas do Brasil (OCB).

Dentre os serviços disponibilizados durante o evento estão a abertura, alteração e fechamento de empresa na categoria Microempreendedor Individual (MEI), orientações sobre gestão de negócios e outros temas de empreendedorismo, um espaço exclusivo para produtos de origem paraense,  cadastro de doadores voluntários de medula óssea e atendimento sobre direitos previdenciários.

Além disso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), promoverá o cadastro de produtores de itens com potencial para a obtenção de Indicação Geográfica (IG) e Marcas Coletivas (MC), concedidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), como as cerâmicas Marajoara, Tapajônica e de Icoaraci, o Mel de Pirabas e o chocolate do grupo de comercialização coletiva Sabor do Cacau, formado por bombonzeiras que trabalham com chocolates de origem paraense.

Belém conta com o título de Cidade Criativa da Gastronomia, selo que é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a cada quatro anos, e que contempla cidades que fazem o uso da criatividade para promoção de desenvolvimento urbano sustentável em sete áreas criativas: artesanato e artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música.

 

Cozinha de fusão

Cada um dos chef convidados ao festival traz consigo características que os diferenciam e distinguem, técnicas e estilos que os tornam únicos. Um deles é o Chef André Costa, em sua primeira participação no festival, e que se apresenta em um cozinha show às 17h deste sábado. Ele é especialista em cozinha de fusão, que consiste em combinar técnicas e ingredientes de culinárias distintas na hora de preparar e criar pratos.

Crédito: Arquivo Pessoal / André Costa

Formado em Gastronomia pela Universidade da Amazônia (UNAMA), ele teve seu início como auxiliar de pizzaiolo em 2002. Em 2008, ele passou a trabalhar na Assembléia Paraense, local que considera um ponto alto de evolução em sua carreira, por conta da diversidade de pratos e cardápios utilizados no clube.

No Restaurante Izumo, onde ele integrou a equipe como gastrônomo e passou a ser supervisor, auxiliando na contratação e orientação de novos colaboradores, André conheceu a cozinha oriental e considera ter tido um choque de realidade quanto a essa culinária. “Por não se tratar apenas de sushi, e sim um leque de conhecimento, como teishoku, katsudon, kakiague, etc. Eu pensava: ‘O que é isso?’, e fui atrás de conhecimento”, afirma.

Sua marca, a Gastronomia de Fusão, surgiu desse aprendizado. Utilizando-se de técnicas da cozinha japonesa e de ingredientes paraenses, novos pratos foram criados, como o Guioza de Jambu, massa feita a partir do jambu, com recheio de camarão, legumes e um toque oriental. Outros receberam nomes especiais para enfatizar a origem na cultura local: “A Isca de Peixe empanada na macaxeira, tornou-se Slace de macaxeira, um nome mais expressivo para valorizar o produto regional”, ele afirma.

 

 

Serviço – Festival Tempero de Origem 

Data e Local: Dias 15 e 16, no Espaço São José Liberto – Praça Amazonas, S/N – Canudos

 

Programação

Sábado (15)

10h – Abertura da feira de produtores e restaurantes

10h às 10h40 – Palestra “Marca Coletiva (O Caso das Mulheres Extrativistas da Ilha do Combu)” – Paulo de Tarso

11h às 11h40 – Palestra “Cooperativismo como Alternativa de Desenvolvimento Econômico e Social” – Diego Andrade

12h – Show: Karen Tavares

13h às 13h40 – Palestra “Indicação Geográfica da Ilha do Combu para o produto Chocolate” – Alexandre Ferreira

14h às 14h50 – Cozinha- Show: Chef Camila Frota

15h às 15h50 – Cozinha- Show: Chef Shirlen Leal

16 às 16h50 – Cozinha- Show: Chef Cássia Faria

17 às 17h50 – Cozinha- Show: Chef André Costa

18h às 18h50 – Cozinha- Show: Chef Artur Bestene

18h – Show: Alba Maria

 

Domingo (16)

10h – Abertura da feira de produtores e restaurantes

11h às 11h40 – Palestra “Oportunidades do Turismo Gastronômico” – Alrilene Silva

12h – Show: Carol Araújo e Marcelo Ramos

14h às 14h50 – Cozinha-Show: Chef Cesar Augusto

15h às 15h50 – Cozinha-Show: Chef Felipe Gemaque

16h às 16h50 – Cozinha-Show: Chef Lia Rodrigues

17h às 17h50 – Cozinha-Show: Chef Giselle Arouck

18h às 18h50 – Cozinha-Show: Chef Daniela Martins

18h – Show: Dayse Addario

 

O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.

*Com supervisão de Giullia Moreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu