Por Rafael Arcanjo | Foto: Pierre Azevedo
O documentário “Mestre Dikinho e Tambores do Pacoval – Carimbó de Encantaria” será lançado neste sábado (19), às 19h, na sede da Associação dos Moradores do Bairro do Pacoval, em Soure, no Marajó. A produção explora a vida e a obra de Mestre Dikinho, importante nome da cultura popular marajoara. No mesmo dia, às 20h, o filme será disponibilizado gratuitamente no YouTube, pelo canal Carimbó de Encantaria.
A produção, iniciada em 2019, apresenta uma visão atemporal e um olhar íntimo sobre a vida e a obra de Dikinho. O documentário imortaliza o trabalho do Mestre com imagens, sons, assim como traz registros dos costumes, da biodiversidade e da cultura marajoara. Outros pontos que vão ser abordados no filme são episódios inusitados vividos por Mestre Dikinho, seu protagonismo na organização comunitária do bairro do Pacoval, o grupo de carimbó Tambores do Pacoval e muito mais.
A produtora executiva do documentário, Luciana Bessa, aponta que o trabalho de construção de “Mestre Dikinho e Tambores do Pacoval – Carimbó de Encantaria” foi coletivo e, cada um dos participantes, da equipe técnica aos entrevistados, conviveu e conheceu o Mestre. “Ter convivido e feito carimbó com ele, vivido de perto toda sua vasta produção no âmbito da Cultura Popular, foi de uma dimensão indescritível. Ele era gigante em sua delicadeza e poesia sensível à densidade humana, imaginária e natural da Ilha do Marajó. Fico extremamente feliz por estarmos entregando este documentário à memória coletiva de nossa região. Perco inclusive as palavras para conseguir descrever tudo que representa esse material, idealizado coletivamente, que consegui produzir e agora entregaremos ao mundo. Nele, nosso querido Mestre se manterá eternizado, podendo ser visto, ouvido e sentido por todas as gerações que vierem após ele e cada um de nós”, declara Luciana Bessa.
O documentário será disponibilizado no YouTube, pelo canal Carimbó de Encantaria.