Da Redação | Foto: Divulgação
Para os amantes do cinema “analógico” de Belém, o crítico de cinema Adolfo Gomes faz um convite especial para a abertura da mostra “Cinema em Cartaz(es)” neste sábado, às 10h, na Kamara Kó Galeria, projeto selecionado pelo Edital de Artes Visuais da Lei Paulo Gustavo via Secult. A instalação rememora o cinema do século passado e suas práticas através de memorabílias e outros itens como bilhetes, cartazes e fotografias.
Adolfo Gomes é uma figura de relevância no cenário cinematográfico nacional, filiado à Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). O crítico e jornalista chegou a ser curador de muitos festivais e ciclos cinematográficos e ministrou inúmeras oficinas. Seu último trabalho foi a exposição “Ontem nos cinemas: arqueologias fotoafetivas”, realizada entre abril e julho deste ano no Espaço Cultural Banco da Amazônia, também com proposta de fazer uma viagem nostálgica às décadas de 1980 e 1990.
O objetivo do curador e cineclubista Adolfo Gomes com a mostra é resgatar essa experiência de assistir filmes antes do setor ser dominado pelos cinemas de shopping e ditado pela urgência das redes sociais. Para isso, “Cinema em Cartaz(es)” conta com diversos itens do acervo pessoal de Adolfo que foram coletados ao longo de seus 30 anos de cinefilia e colecionismo.
O público será recebido por um clima nostálgico de um cinema que, para o curador, nunca será esquecido. Ao sentar para folhear as várias revistas e livros, os visitantes estarão tomados por uma “paisagem sonora” construída por trilhas sonoras de clássicos do cinema, além do acervo de cartazes, fotografias e memórias pessoais de Adolfo, como bilhetes de entrada e folderes.
A instalação seguirá em cartaz até 28 de setembro na Kamara Kó Galeria, sempre de quarta a sexta-feira, das 14h às 18h, e sábados, das 09 às 13h, com visitação gratuita. Além da exposição, a programação terá oficinas e visitas mediadas pelo próprio crítico de cinema, proporcionando uma imersão ainda mais profunda na história do cinema. As datas de realização das atividades serão divulgadas no perfil oficial do projeto.