As inscrições para as oficinas da Semana do Músico de Bragança, no nordeste do Pará, já estão abertas e podem ser feitas até amanhã, 17 de novembro, por meio de um formulário eletrônico disponível no site da Uepa. São 20 vagas para cada oficina.
Por Kelvyn Gomes, da redação/Foto: Agência Pará

Promovida pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Fundação Carlos Gomes (FCG), a Semana do Músico vai acontecer entre os dias 21 a 23 de novembro, no Liceu da Música de Bragança e trará oficinas de diversos instrumentos, apresentações musicais e uma palestra voltada para a formação musical.
Durante o evento, os participantes poderão se aprofundar nas técnicas e sonoridades de diferentes instrumentos, com aulas práticas durante as tardes dos três dias. As oficinas acontecem sempre das 14h às 18h, com destaque para o Quinteto de Metais da Fundação Carlos Gomes, que se apresentará na noite de sábado, 23, encerrando as atividades com um concerto.
A programação da Semana do Músico é voltada principalmente para estudantes de música e músicos profissionais, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento técnico e o fomento à cultura musical local. As oficinas serão ministradas por músicos convidados e professores da Uepa, do Instituto Estadual Carlos Gomes e do Instituto Federal do Pará (IFPA). Ao todo, serão oferecidas vagas para aulas de diversos instrumentos musicais como tuba e trombone, além de outras atividades voltadas para a musicalidade regional e o ensino coletivo.
Além das oficinas, a programação inclui apresentações musicais que ocorrerão todas as noites, a partir das 19h30, no Liceu de Bragança. Entre as atrações estão os Músicos de Bragança, o Quarteto da Uepa, o Coral do IFPA, o Projeto CLAAM da Vila Fátima de Tracuateua e a Orquestra Rocha Eterna. No último dia do evento, o Quinteto de Metais da FCG promete um espetáculo de destaque.
Também no sábado, dia 23, haverá uma palestra sobre o tema “Banda de Música em formação musical à cidadã: um relato de experiência”, ministrada pelo professor Hudson Trindade. A palestra discutirá a importância das bandas de música na formação cidadã e no desenvolvimento cultural das comunidades.