Por Rafael Arcanjo | Foto: Vinicius Lima
A Drag Queen paraense Tiffany Boo lança, nesta quinta-feira (9), em todas as plataformas digitais de música, seu primeiro EP intitulado “Requenguela”. O disco tem três músicas e passeia por diferentes gêneros musicais, como Carimbó, Tecnobrega e música eletrônica. Tiffany transforma a palavra requenguela em uma poderosa ferramenta de resistência e orgulho, ressignificando um termo usado para denominar coisas ou pessoas desleixadas.
Segundo Tiffany Boo, a escolha do nome do EP parte da vontade de valorizar seu próprio trabalho e o Tecnobrega, principal estilo musical trabalhado por ela. Por muitas vezes, a arte produzida por Tiffany é vista, de acordo com a própria artista, como algo “requenguela”, quando na realidade o seu fazer artístico não se encontra dentro do padrão esperado pela sociedade.
No campo da música, ela relembra o momento quando o Tecnobrega ainda era um gênero marginalizado, antes de conquistar corações pelo Pará, pelo Brasil e mundo afora. É aí onde a sua arte se encontra com a música, e o EP carrega essa intersecção. “O importante não é como os outros nos veem, mas sim nós acreditarmos no nosso potencial e ressignificarmos os lugares que querem nos colocar. Eu sou requenguela porque eu sou tecnobrega. E isso é bom”, explica Tiffany Boo.
O EP traz em sua tracklist as faixas Faz o T” “Encanto” e “Requenguela”, músicas com sonoridades mistas. As canções têm elementos do tecnobrega, do pop latino, do carimbó e de outros gêneros musicais, o que permite ao público ter uma experiência sonora diferenciada. Tiffany buscou trazer a totalidade de sua persona artística neste trabalho, exaltando suas referências musicais como Tonny Brasil, Gaby Amarantos e a Gang do Eletro. As faixas combinam elementos de sucessos dos anos 2000 a 2010 com uma sonoridade mais atual e consumida pelo público jovem.
A produção musical do EP foi feita por time de grandes nomes da cena paraense, como Toni Link, Rodrigo Camarão, Jr Santorini. O disco conta, ainda, participações especiais de RAWI e do guitarrista Bizet. “Requenguela” é resultado de um prêmio prêmio recebido pela Secretaria de Cultura do Estado do Pará, por meio do Edital de MÚSICA – Lei Paulo Gustavo.