Portal Jambu

Da Redação | Foto de capa: Carlos Borges

Após um ano de reformas, o Teatro Margarida Schivasappa recebe uma programação diversa para celebrar sua reabertura. Entre a programação, está o show “Dança de tudo: uma homenagem a Nilson Chaves”. O espetáculo, que vai reunir mais de 20 artistas, acontece nesta sexta-feira (15), às 20h, e o ingresso é 1kg de alimento não perecível, que pode ser entregue no Centur, a partir das 14h de amanhã (15 de dezembro). 

O show em homenagem ao Nilson Chaves é dirigido por Arthur Nogueira e Olivar Barreto, e conta com a participação de cantores paraenses e de fora do estado. São eles: Andréa Pinheiro, Lia Sophia, Lucinha Bastos, Nazaré Pereira, Alba Mariah, Allex Ribeiro, Almirzinho Gabriel, Arthur da Silva, Arthur Nogueira, Ceumar, Delia Fischer, Eudes Fraga, Íris da Selva, Jardim Percussivo, Joana Marte, Lucina, Malu Guedelha, Olivar Barreto, Pedrinho Callado, Pedrinho Cavalléro e Simone Almeida. 

E, claro, a estrela da noite também vai se apresentar: Nilson Chaves subirá ao palco e vai conduzir o seu show ao lado desses vários artistas convidados. O grupo Jardim Percussivo – criado a partir de uma pesquisa sobre percussão amazônica realizada pelo multi-instrumentista do Trio Manari, Márcio Jardim – acompanhará os cantores nessa noite singular. 

Este ano, o Teatro Margarida Schivasappa completou 36 anos de existência. Mais um motivo para comemorar a data com essa semana extensa de atividades culturais. A programação de reabertura segue no sábado (16) e domingo (17), com espetáculos para todos os públicos e realizados por diversos grupos de artes cênicas, de dança e de música. Tudo com entrada gratuita, mediante entrega de 1kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados às ações sociais da Fundação Cultural do Pará. 

Palhaços Trovadores vai apresentar a peça “Musiclown”

No sábado, dia 16, o palco do Schivasappa vai receber duas peças: a “Musiclown” e “Belém-Bragança – Os trilhos da Esperança”. A primeira delas acontece a partir das 16h, e será encenada pelo grupo Palhaços Trovadores. Já a segunda, dirigida por Geraldo Sales, contará a história de uma viagem fictícia entre Belém e Bragança pela estrada de ferro. A peça foi construída a partir da coleta de relatos de pessoas que tiveram a oportunidade de viajar de trem antes da desativação da ferrovia em 1965.

No domingo, dia 17, a programação de reabertura se encerra com quatro apresentações de dança, realizadas pelos grupos: Dançarte e Polo Integrado da Casa Cultura, de Marituba; Casa Ribalta de Ananindeua; Studio Alpha, de Castanhal e Cia Attuô, de Belém. Nesse dia, o evento inicia às 17h. 

Reforma Estrutural:

Teatro Margarida Schivasappa após a reforma

A reforma do espaço foi completa. Os pisos em madeira foram substituídos por porcelanato, os camarins foram modernizados e os banheiros ganharam novos revestimentos e louças. As poltronas do teatro receberam melhorias e agora são mais modernas e confortáveis. A reestruturação contemplou também o hall do teatro, as salas de ensaio, bilheteria e área vip. O Schivasappa recebeu também a troca das instalações elétricas da sonorização e iluminação, pintura geral, novo forro em gesso, entre outras modificações.

As obras buscaram ainda melhorar a estrutura de acessibilidade do teatro, que agora conta com seis poltronas para pessoas com obesidade, seis para pessoas com mobilidade reduzida e oito lugares para cadeirantes. Foi instalado também um novo elevador, na parte de trás do espaço, para pessoas com deficiência (PCDs).

Quem foi Margarida Schivasappa?

Filha de Henrique e Corina da Costa Schivasappa, Margarida nasceu em Belém, no dia 10 de novembro de 1985. Estudou no Instituto Carlos Gomes e, posteriormente, no Conservatório de Canto Orfeônico. Membro da Academia Paraense de Teatro, fundadora da Sociedade Paraense de Educação, carnavalesca, e diretora de teatro, Schivasappa é reconhecida como a dama do teatro paraense, por sua atuação em prol do crescimento das artes cênicas na Região Norte. Aluna do célebre compositor e maestro carioca Heitor Villa-Lobos, Margarida Schivasappa contribuiu imensamente à cultura paraense e hoje tem um dos maiores espaços de espetáculos do Pará nomeado em sua homenagem.

Confira a programação completa de reabertura do Teatro Margarida Schivasappa:

15/12 – Música

20h – Show “Dança de tudo: uma homenagem a Nilson Chaves”.

16/12 – Teatro

16h – “Musiclown” dos Palhaços Trovadores;

20h – “Belém-Bragança – Os trilhos da esperança”, do grupo Experiência.

17/12 – Dança

17h – “Raízes”, do grupo Dançarte e Polo Integrado Casa da Cultura, de Marituba;

18h – “Habitante-Criador”, do grupo Casa Ribalta, de Ananindeua;

19h – “Anauê Anassanduá”, do grupo Studio Alpha, de Castanhal;

20h – “Palhaço! – Alusão aos 200 anos do Brigue Palhaço”, do grupo Cia Attuô, de Belém.

Toda a programação tem como ingresso a entrega de 1kg de alimento não perecível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu