Da Redação | Foto: Diego Di Paula
Referenciando o pássaro célebre e lendário da Amazônia, ocorrerá na próxima sexta-feira, 24 de novembro, o show “Canto do Uirapuru”, da cantora paraense Mila Costa, a partir das 19h, no Teatro do CCBEU. A programação é inteiramente gratuita e traz uma série de releituras inéditas de grandes clássicos da música paraense com influências de canções caribenhas em seus ritmos regionais.
O espetáculo, além de celebrar a cultura da Região Amazônica, também tem o intuito de valorizar os artistas nortistas e reconhecê-los como parte essencial da Música Popular Brasileira. “O nome do show foi escolhido porque ressaltamos que a nossa música e nossos artistas têm um canto único, raro, potente que tem a força e ancestralidade da Amazônia e leva boa sorte pra quem escuta, assim como o canto do Uirapuru”, afirma a cantora e compositora belenense Mila Costa.
Dentre as músicas que serão exibidas no show estão “Olhos de Boto”, de Nilson Chaves, “Ao Pôr do Sol”, de Teddy Max e “Foi Boto Sinhá”, do maestro Waldemar Henrique. O espetáculo contará com Mila Costa na voz, Welliton Barreto na percussão, Jonny Lobato no violão, Elder Queiróz no baixo e Bruno Smetak no violino, com apresentação dos dançarinos Luciana Gavinho e Maurício Situba.
Na composição das letras das músicas, estará presente a lenda do Uirapuru junto com os costumes e variações linguísticas que representam a rica e diversificada cultura da Região Norte. Na noite do evento, haverá ainda acesso de qualidade para idosos e cadeirantes, além de intérprete de Libras para garantir o compreendimento de todos os presentes durante a programação.
A artista musical conta um pouco acerca do repertório selecionado para o espetáculo. “A maioria das canções escolhidas fazem parte da identidade sonoro musical de todo nortista e nos convidam a apreciar a nossa riqueza e valorizar o que vem daqui. Música paraense, brega, carimbó, erudito, lendas Amazônicas, reza de benzedeira, vai ser uma noite mágica de nostalgia, emoção, crítica ao preconceito geográfico que sofremos e a afirmação de que o Norte não é com M, mas sim como o canto de um Uirapuru, o Norte é sorte!”, finaliza Mila.
Serviço:
Show “Canto do Uirapuru”
Data: 24 de novembro.
Horário: A partir das 19h
Local: Teatro do CCBEU, Tv. Padre Eutíquio, 1309, bairro da Batista Campos, Belém.
Entrada Gratuita.