Portal Jambu

O Sesc Rio (Sesc/ARRJ) está com inscrições abertas, até o dia 20 de março, para o edital “Sesc Pulsar”, para a promoção de propostas artísticas que integrarão a programação cultural da instituição entre janeiro de 2026 e fevereiro de 2027. A seleção busca fomentar e apoiar a produção cultural, com um olhar atento à valorização da arte e à promoção de intercâmbios entre artistas, profissionais da área e o público de todo o Brasil.

Por Kelvyn Gomes/Imagem: Agência Brasil

O Edital Pulsar é para todo o Brasil! Embora algumas categorias em Artes Cênicas e Audiovisual sejam exclusivas para artistas residentes e domiciliados no Rio de Janeiro, a maior parte das categorias poderá receber projetos de todo o país. A seleção, promovida pelo Sesc/ARRJ, visa fomentar e apoiar a produção cultural e artística em diversas linguagens, como artes visuais, circo, dança, teatro, música e literatura.

O edital busca estimular a troca cultural e dar visibilidade a projetos inovadores de todas as regiões brasileiras, incentivando a diversidade e a inclusão no cenário artístico nacional. Cada categoria tem especificações detalhadas, conforme os cadernos técnicos anexos ao edital, abordando aspectos que vão desde a criação de obras e exposições até apresentações literárias e musicais.

Poderão se inscrever pessoas jurídicas de natureza cultural, constituídas e estabelecidas no Brasil, que possuam em seu CNPJ a atividade artística para a qual submetem a inscrição. Cada proponente poderá inscrever até três projetos diferentes, mas apenas um por categoria poderá ser selecionado. Essa flexibilidade permite que uma ampla gama de iniciativas artísticas tenha a chance de ser contemplada, desde que atendam aos critérios técnicos e culturais do edital.

O edital busca contemplar propostas que se alinhem aos princípios da instituição, descritos na Carta da Paz Social, na Política Cultural do Sesc e no Marco Referencial Arte-Educação. As propostas selecionadas serão apresentadas nas diversas unidades do Sesc/ARRJ, incluindo espaços dedicados à arte, teatro, e música, além de locais urbanos parceiros, como praças e ruas, em diferentes regiões do Rio de Janeiro. Para garantir que os projetos sejam viáveis e adequados ao espaço onde serão realizados, o Sesc/ARRJ se compromete a adaptar os espaços às especificidades de cada proposta e fornecer toda a infraestrutura necessária.

As inscrições para o edital estão abertas desde o dia 29 de janeiro e seguem até o dia 20 de março, exclusivamente no formato online. O processo será realizado em duas etapas: uma de habilitação, que verifica se todos os requisitos foram cumpridos, e uma de seleção classificatória, que avaliará a qualidade e a aderência dos projetos à missão da instituição.

Os projetos inscritos devem prever ações inclusivas, como a oferta de recursos para pessoas com deficiência, conforme a Lei de Acessibilidade. Essas iniciativas incluem a realização de ações culturais com temáticas inclusivas, audiodescrição para deficientes visuais, tradução em Libras, e legendagem de produtos audiovisuais, entre outras práticas que visam democratizar o acesso às produções culturais.

A seleção de projetos artísticos pretende contribuir significativamente para o enriquecimento da programação cultural do Sesc, oferecendo um leque diversificado de atividades para públicos de todas as idades e áreas de interesse. Os interessados devem acessar a página do edital no Portal do Sesc RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu