O Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso abre inscrições para três oficinas destinadas à formação em diferentes áreas. As atividades são gratuitas e acontecem ao longo do mês de fevereiro. Para participar, é necessário realizar a inscrição presencialmente na Central de Relacionamento da unidade, até a véspera de cada evento.

Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação
Tainacan e a Documentação Museológica
A primeira oficina da programação acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro, às 13h30, com a professora Dra. Jéssica Tarine. Voltada para profissionais, estudantes e interessados em banco de dados, documentação museológica e coleções científicas, a atividade capacitará os participantes no uso do Tainacan, uma plataforma digital para gestão e compartilhamento de acervos museológicos. O conteúdo vai da configuração de repositórios até a publicação on-line de coleções. A oficina tem classificação.
Seminário Cultura nas Capitais
Já no dia 11 de fevereiro, às 14h, o “Seminário Cultura nas Capitais” trará os resultados da maior pesquisa quantitativa sobre hábitos culturais do Brasil. Realizado pela J Leiva Cultura e Esportes, o estudo coletou dados de 19.500 entrevistas em todas as capitais do país, com o intuito de revelar a diversidade e as desigualdades no acesso à cultura. Os organizadores consideram que esta é uma fonte para políticas públicas, pesquisas acadêmicas e planejamento de iniciativas culturais. A participação é aberta ao público e as inscrições podem ser feitas pelo site Cultura nas Capitais.
Stencil
Encerrando a programação, a Oficina de Stencil será ministrada pelo artista visual Igor Oliveira, participante da exposição “Amazônias: Paisagens e Vivências”. A atividade acontece nos sábados, 15 e 22 de fevereiro, das 9h às 12h, e é indicada para pessoas a partir dos 12 anos. Os participantes poderão explorar objetos do cotidiano como matrizes para criações artísticas em stencil, experimentando diferentes suportes e composições visuais.