Portal Jambu

Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação

A Semana do Quadrinho Nacional de Manaus (SQNMao) acontece neste fim de semana, de 4 e 6 de abril na capital amazonense, reunindo artistas de diversas partes do país em uma programação com atividades gratuitas. O evento, acontece no Mirante Lúcia Almeida, na Biblioteca Pública do Amazonas e na Valer Teatro. A programação contará com a presença de 50 quadrinistas de diferentes estados.

Neste ano, o evento inaugura uma nova tradição ao homenagear estados brasileiros e suas produções artísticas. O escolhido para 2025 foi o Pará, representado pelo professor e quadrinista Ricardo Ono, doutor em artes e autor de obras como “SABURO (三郎)” e “Açaí Pesado”. Ono também se destacou na ilustração de livros infantis e na promoção do audiovisual paraense.

Entre os destaques desta edição estão também os artistas convidados Lark e Hugo Canuto. Além disso, o público terá acesso à Feira de Artistas, onde poderá conhecer e adquirir HQs autorais diretamente dos criadores, além de participar de sessões de autógrafos e atividades interativas. A programação completa pode ser conferida no perfil do Instagram @semanadoquadrinho.mao.

No dia 5 de abril, às 15h, no Auditório do Mirante Lúcia Almeida, acontecerá o painel “Quadrinhos e o futuro da Amazônia”, com a participação de Yuri Silva (Instituto Mapinguari), Thai Rodrigues (Coletivo Iukytáias) e Yago Santos (Norte em Quadrinhos). O debate abordará como as HQs podem atuar como ferramenta de conscientização sobre questões ambientais e sociais.

Outra novidade é a participação da SQNMao no Circuito Amazônico de Quadrinhos, que promove eventos em diferentes cidades da região durante abril. Em Boa Vista, a Feira Roraimense de Quadrinhos ocorre no dia 12; em Macapá, a Semana do Quadrinho Nacional Amapá será realizada nos dias 19 e 20; em Belém, a Semana do Quadrinho Nacional Pará acontecerá entre 24 e 26; e Palmas recebe a Feira Teiú de Quadrinho Brasileiro nos dias 9 e 10 de maio.

Lançamento

Durante o evento, também será lançada “A Voz da Foz – O lucro é deles, o prejuízo é nosso”, que traz nove histórias sobre os impactos da exploração de petróleo na foz do rio Amazonas. A publicação é fruto do trabalho do Instituto Mapinguari, do Coletivo Iukytáias e do movimento Norte em Quadrinhos, com base em pesquisas realizadas nas comunidades da costa do Amapá.

A HQ será distribuída gratuitamente em todas as capitais da região Norte e também estará disponível para download a partir de 5 de abril no site www.mapinguari.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu