Portal Jambu

  1. Da Redação | Foto: Rafael da Luz

O bairro da Terra Firme recebe neste sábado (23), a partir das 18h, a nova edição do “Sarau Em Movimento”, no Conjunto Liberdade. O evento de poesia e arte urbana é idealizado por poetas com o objetivo de visibilizar a literatura periférica, dar voz e descobrir novos talentos que se escondem pelos bairros de Belém e região metropolitana. Como principais atrações, estarão presentes os MC’s Pelé do Manifesto e Íra, além de diversas programações.

A iniciativa do “Sarau em Movimento” é formada por Zak, Edson X, Vanessa Mendonça, Yuri verbo, Parawara e Poeta Shá, que organizam encontros há menos de um ano e que ocorrem todo mês em diferentes locais, sempre priorizando espaços com pouca visibilidade, como bairros periféricos. O evento é voltado principalmente para o público infantojuvenil que vive nas comunidades por onde o Sarau passa. Segundo o Poeta Edson X, membro da organização do “Sarau em Movimento”, ele e seus colegas decidiram criar o projeto por uma necessidade compartilhada de realizar intervenções artísticas em movimento, que integrassem diversos espaços.

“Realizamos uma vez por mês o ‘Sarau Em Movimento’ de maneira itinerante e circulando pelas periferias em extrema vulnerabilidade social, locais que nunca receberam atividades culturais ou artísticas, onde nos deparamos com os olhares das crianças e adolescentes nesses espaços. A importância transformadora em nós, de nós para eles e assim formando esse círculo que nos cura e nos une”, declara o Poeta Edson X.

A programação deste sábado na Terra Firme conta com dois pocket shows dos MC’s Pelé do Manifesto e Íra. Pelé ingressou no movimento Hip-Hop em 2009, participando de batalhas de rimas, lançou seu primeiro trabalho em 2014 com o EP Gambiarra Periférica e para o show está planejando mostrar um pouco de seu próximo trabalho chamado “Quebrada 91”, um disco de Drill. Já a MC, DJ e produtora cultural Íra atua como rapper desde 2020, quando lançou o single “Flow Vira-lata” que divulgou seu nome pela cidade de Belém. Após isso ela lançou alguns singles e um EP chamado “Opala”.

Além dos pocket shows, a organização também preparou uma apresentação teatral com malabares e palhaços junto de uma sessão com microfone aberto para apresentações poéticas. Também estará presente uma exposição literária independente, resultado de uma oficina aplicada na Ilha de Outeiro, com produções dos moradores. Edson X afirma já perceber a animação por parte dos moradores em receber o sarau, dizendo: “quando se ouve falar que o Sarau em movimento vai na quebrada, os moradores ficam curiosos a semana toda querendo saber sobre o movimento”.

Sobre a iniciativa, o Pelé do Manifesto diz admirar a proposta do sarau em descentralizar as ações culturais do centro de Belém, levando essa arte que nasceu na periferia para seu berço. “A cultura paraense em sua maioria é feita por pessoas periféricas que acabam não tendo a oportunidade de se apresentar dentro da periferia e mostrar seu trabalho. Infelizmente pela falta de recursos, seja pela ausência do poder público ou pela falta de espaços culturais, os artistas não conseguem se desenvolver dentro das suas periferias”, declara o MC.

“Desejo transmitir um pouco do meu conhecimento, da minha paixão pela música e principalmente as minhas vivências, que se parecem com as vivências de outro jovem preto periférico, porque infelizmente o racismo acaba sendo bem parecido no Brasil, independente do local. Mas eu tento trazer nas minhas músicas um pouco de reflexão, do meu letramento racial e da minha perspectiva.  Canto para que as pessoas que me escutam tenham a oportunidade de refletir sobre sua realidade e seu papel na sociedade, principalmente pessoas que se parecem comigo”, completa Pelé do Manifesto.

Serviço:

Sarau em Movimento na Terra Firme

Data: 23 de março, sábado

Horário: A partir das 18h

Local: Conjunto Liberdade, 221 – Universitário, Terra Firme

Aberto ao Público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu