Da Redação | Foto: Getty Images
Hoje, comemora-se o Dia de São Pedro, reverenciado por muitos como líder dos 12 apóstolos e primeiro papa da história. Para a região amazônica, mais especificamente no Pará, o Santo é reconhecido como o padroeiro dos pescadores, recebendo diversas homenagens por todo estado.
O Pará é considerado um local especial quando se fala de pesca. Segundo a nota técnica “Pesca paraense 2023”, desenvolvida e lançada pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), foram produzidas no estado 14,2 mil toneladas do pescado cultivado, o que representou 1,9% da produção nacional do ano de 2022. Outro dado interessante levantado pela pesquisa é sobre o consumo de peixes. Enquanto no Brasil se consomem 2,8 kg de pescado por habitante, no Pará o valor é de 11,1 kg/habitante.
Pela forte relação com a pesca, muitos municípios homenageiam São Pedro em festivais e procissões por ser considerado o padroeiro dos pescadores. Um exemplo é a “Festividade de São Pedro” em Mosqueiro, evento tradicionalíssimo com 106 anos de existência e que acontece neste fim de semana. De acordo com a coordenadora Luciana Bittencourt, a festa começou como sua bisavó junto com a Colônia de Pescadores em 29 de junho de 1918.
Em Belém, o santo é lembrado durante o período junino, mais especificamente no levante dos mastros em parte da programação do Arrastão do Pavulagem, grande manifestação popular belenense e que todos os anos leva milhares de pessoas para brincar em quatro domingos. Os mastros erguidos simbolizam a abertura dos Arrastões do Pavulagem e representam os santos João, Antônio e Pedro.
Sobre São Pedro
Pedro, batizado como Simão, nasceu no pequeno vilarejo de Betsaida (casa de pesca, em hebráico), na Galileia, filho de Jonas e irmão do também apóstolo André. Quando adulto, vivia da pesca junto de sua esposa no Mar da Galiléia. Nesse período, foi apresentado a Jesus através de seu irmão. Na ocasião, o messias se referiu ao homem como Kepha, que significa pedra em aramaico, traduzido para o grego como Petros. Sendo assim escolhido como primeiro líder dos pregadores da fé cristão no mundo.
Pedro tornou-se um dos discípulos de Cristo e posteriormente seu apóstolo, testemunhando alguns dos mais importantes milagres de Jesus. Era um homem simples e humilde, mas após a ascensão de seu salvador, tornou-se um grande evangelizador capaz de reunir multidões em busca de salvação. Sua autoridade na igreja católica como líder é tamanha que é considerado o primeiro papa da história. Sua história termina quando decide pregar em Roma durante o reinado de Nero, quando foi capturado e morto, crucificado de ponta cabeça.