Da Redação | Foto: Reprodução CNBB
Hoje, dia 24 de junho, é comemorado o dia de São João, ou João Batista, personagem bíblico primo de Jesus Cristo. Filho de Isabel e Zacarias, ele é o segundo santo junino a ser celebrado, junto a Santo Antônio e São Pedro, e a sua devoção chegou ao Brasil com os portugueses durante a colonização.
De acordo com os ritos cristãos, João Batista foi quem batizou Jesus Cristo nas águas do Rio Jordão. Ainda segundo a tradição católica, São João é considerado padroeiro da amizade, além de abrir caminhos àqueles que lhe rogam pedidos. Enquanto as datas comemorativas dos outros santos juninos – Santo Antônio e São Pedro – acontecem nos dias que marcam suas mortes, a de João Batista celebra seu nascimento.
Inicialmente, a festividade era conhecida como “joanina”, por ser dedicada a São João, mas com o tempo teve o nome alterado para junina por ser festejada no mês de junho. A fogueira, um dos maiores ícones da tradição junina brasileira, é herança da história de João Batista. Quando o santo nasceu, sua mãe, Isabel, para avisar sua prima, Maria, acendeu uma grande fogueira para anunciar a chegada de seu filho
No Pará, São João Batista é padroeiro da cidade de Cametá, e a devoção ao santo por lá é bem forte. O culto a ele se deu ainda na época da colonização, quando as primeiras famílias portuguesas se instalaram onde hoje a cidade está localizada, e trouxeram consigo a devoção. Em 1757, a Igreja Matriz de Cametá começou a ser erguida, e foi dedicada ao padroeiro da cidade. Atualmente, todos os anos o município realiza um grande arraial em homenagem ao santo padroeiro dos cametaenses, e a festividade sempre se encerra no dia 24 de junho, quando é comemorado o dia do santo.
Já em Belém, capital do Estado, São João aparece com o levantamento dos mastros juninos em parte da programação do Arrastão do Pavulagem, grande manifestação popular belenense e que todos os anos leva milhares de pessoas para brincar em quatro domingos, três em junho e um em julho. Os mastros erguidos simbolizam a abertura dos Arrastões do Pavulagem.