Da Redação | Foto: Ariane Davina
A Roda de Samba Fé no Batuque preparou uma programação especial para a próxima edição do Samba na Feira. Com Banda Fogoyó, grupo de samba e pagode Égua do Samba e Luiz Leite, o projeto comemora seus três anos nesta sexta-feira (01). O evento acontece na Feira do Açaí, no Complexo do Ver-o-Peso, a partir das 20h e tem entrada gratuita com colaboração voluntária.
Tradicionalmente feita na primeira sexta-feira de cada mês, a edição de dezembro do “Samba na Feira do Açaí” celebra duas datas especiais: o Dia Nacional do Samba, comemorado no dia 2 de dezembro, e o aniversário de três anos de realização do projeto. Apresentam-se na programação especial montada pela organização a Banda Fogoyó, o grupo de samba e pagode Égua do Samba e Luiz Leite. Na discotecagem, os DJS Jack Sainha e Jon Jon agitarão o evento.
Além do evento comemorativo, outras duas programações do grupo Fé no Batuque agitam Belém neste mês de dezembro. O próximo evento da roda de samba acontece no dia 22 de dezembro, com a “Batucada Pré-Réveillon”. A última programação se encerram no dia 25 de dezembro, com a 2ª Edição do Samba de Resistência, uma grande roda de samba ao ar livre no bairro da Campina.
Na sexta-feira, dia 22, a “Fé no Batuque” promoverá uma batucada especial de fim de ano. A “Batucada de Réveillon” acontecerá também na Feira do Açaí, no Complexo do Ver-O-Peso e terá como atrações a própria Fé no Batuque, o grupo Os Falsos do Carimbó e a discotecagem será comandada pela DJ Jack Sainha.
Geraldo Nogueira, organizador dos eventos, sambista e intérprete, conta que o propósito das ocupações culturais realizadas pelos projetos da Fé no Batuque é levar o samba a espaços abertos, dar voz ao samba autoral paraense e às novas gerações de sambistas além de incentivar artistas de outros gêneros da Música.
Ele agradece a recepção do público com o “Samba na Feira do Açaí”, que lota o espaço onde acontece o evento. “Isso fortalece nossa cultura, o samba e ainda gera renda para comerciantes do local. Já o Samba da Resistência foi sucesso total na primeira edição, bem no comércio. O público pediu outro evento e vamos fazer. Isso mostra que o povo gosta da nossa arte na rua e vamos continuar resistindo apesar das dificuldades de realizar eventos de forma independente”, destaca Geraldo.
A 2ª edição do Samba de Resistência acontece no Dia de Natal, a partir das 16h, na Rua Lẽao XIII entre Santo Antônio e Gaspar Viana. O Samba de Resistência é uma grande roda de samba ao ar livre em meio aos casarões antigos da Cidade Velha e a rua de pedras portuguesas, uma área rica em história e cultura. A programação para este dia conta, além da Fé no Batuque, com o grupo de Carimbó Os Tamuatás do Tucunduba, o Bailinho do Lins, com Ruan Lins e a DJ Izan.
No entorno de uma mesa com uma toalha branca e uma imagem de São Jorge e outra de Zé Pilintra no centro, os músicos da roda de samba trarão um repertório cheio de grandes sucessos do samba raiz e músicas autorais. A Fé no Batuque reúne grandes músicos e sambistas com diferentes bagagens musicais, com Geraldo Nogueira na voz e no pandeiro, Neto Castro na voz e no violão, Leandro Lima na voz e no cavaco, Preto Cabano na percussão e Fred Willian na flauta.
Serviço:
Programação de dezembro da Roda de Samba “Fé no Batuque”
3 Anos do Samba na Feira do Açaí
Data: Sexta-feira, dia 01/12.
Horário: A partir das 20h.
Local: Feira do Açaí, Tv. Marquês de Pombal, Campina, Complexo do Ver-o-Peso.
Batucada Pré-Réveillon
Data: Sexta-feira, dia 22/12.
Horário: A partir das 20h.
Local: Feira do Açaí, Tv. Marquês de Pombal, Campina, Complexo do Ver-o-Peso.
2ª Edição do Samba de Resistência
Data: Segunda-feira, dia 25/12.
Horário: A partir das 16h.
Local: Rua Leão Xlll S/N entre Santo Antônio e Gaspar Viana
Informações: 98124-1363 | 98203-8913. @sambatuquefeiradoacai
Eventos gratuitos com colaboração consciente do público