Da Redação | Foto: João Urubu
O poeta e músico Renato Torres promove a primeira edição da “Roda Cancioneira”, nesta quarta-feira (19), às 20h, no Núcleo de Conexões Na Figueredo. A programação, que vai ser mensal e gratuita, tem como objetivo valorizar a figura dos compositores de Belém. Nesta primeira edição, participaram os artistas Allan Carvalho, Íris da Selva, Rafael Veredas, Camila Barbalho, Malu Guedelha e Mainumy.
Segundo Renato Torres, idealizador do projeto, ao perceber a carência de eventos do gênero na capital paraense, propôs a criação de uma programação mensal com o Na Figueredo pela tradição do espaço em acolher músicos independentes. O projeto tem como inspiração outras iniciativas, como o “Tranquilo” realizado em São Paulo e Belo Horizonte. “O Na é um parceiro da música independente da nossa cidade desde o selo Na Music, então quando pensei num lugar para realizar, eu poderia ter proposto isso em vários lugares, mas o primeiro que veio na minha cabeça foi o Núcleo de Conexões”, declara Renato Torres.
Ao organizar a programação, o poeta convidou esses seis compositores, como forma de atrair os fãs desses artistas. Porém, o foco é abrir a possibilidade das pessoas presentes no evento se voluntariarem para fazer uma apresentação no palco, aberto para qualquer músico que queira se expressar. “Se você é um artista e vai num show desses (coletivo), você não pode chegar e dizer ‘eu quero tocar também’, mas na ‘Roda Cancioneira’ você pode”, explica. Com a participação dos compositores, o poeta aproveita para promover a interação entre a nova geração de músicos com a anterior, troca que foi muito útil para o compositor durante seu início de carreira.
“O Allan Carvalho, Íris da Selva, Rafael Veredas, Camila Barbalho, Malu Guedelha e Mainumy estão lá não porque sejam melhores ou porque sejam especiais. Para mim, todos os compositores são especiais, eles são apenas os primeiros que vão aparecer como convidados, mas virão outros, e o fato de haver convidados não impede que outras pessoas cujos nomes não estão no cartaz apareçam e cantem também”, afirma Renato.
O idealizador do projeto acredita que a figura do compositor na era digital está mais apagada do que nunca, mesmo com as plataformas de streaming disponibilizando ferramentas para creditar os colaboradores. Portanto, a “Roda Cancioneira” é a oportunidade do público ter contato com as músicas na voz das pessoas que as conceberam, viabilizando e atribuindo a devida importância desses artistas.
“O público médio nunca foi acostumado a se interessar pelo compositor. Todo mundo conhece o Zeca Pagodinho, a Ivete Sangalo, a Elis Regina, mas não sabe quem são esses artistas que fazem as canções, que compõem essas canções que esses cantores e grandes intérpretes interpretam. Então um evento como esse serve para a pessoa conhecer a figura do compositor, no caso, do canta-autor, palavra que diz respeito àquele que compõe e canta as suas próprias canções. Então eu acho que é um evento fundamental para essa valorização do compositor e do cantautor”, conclui.
Serviço:
Roda Cancioneira
Data: Quarta-feira, dia 19 de junho de 2024
Horário: 20h
Local: Núcleo de Conexões Na Figueredo, Av. Gentil Bitencourt, 449 – Nazaré, Belém
Entrada gratuita