Portal Jambu

A quarta edição do “Festival Outros Nativos”, acontece, neste domingo (24), na praça Dorothy Stang, no bairro da Sacramenta. Nesta edição, o evento traz a bandeira da resistência, ao celebrar e promover a cultura e a arte produzidas na periferia de Belém, servindo de palco para o talento local, com a participação de artistas que representam a diversidade musical da Amazônia.

Por Kelvyn Gomes/Foto: Divulgação

O festival contará com duas mostras distintas que celebram a riqueza da música periférica. A Mostra Alternativa, competição principal, é dedicada a artistas que transitam pelos mais diversos gêneros da música urbana contemporânea, como rap, funk, trap, soul, R&B e eletrônica. A competição é uma excelente oportunidade para os músicos locais mostrarem seu talento e concorrerem a prêmios. A outra é a Mostra Nativa, com foco no rap, mas também com a inclusão de outros estilos como rock e música regional, mostrando a pluralidade das sonoridades da região.

O festival, idealizado e produzido por Elielton Alves Amador, músico, jornalista e professor, também se destaca por sua proposta pedagógica. Durante o período de preparação, são oferecidas oficinas e cursos para qualificar os artistas e a comunidade, “com foco na sociabilidade, na territorialidade e na alteridade – três princípios fundamentais que orientam a metodologia do festival”, afirma o idealizador.

As oficinas são ministradas em escolas e praças do Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac) e buscam não apenas aprimorar habilidades musicais, mas também a promoção de uma convivência harmônica e o fortalecimento do sentimento de pertencimento à comunidade. O evento conta com apoio de diversas instituições a partir de leis de incentivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu