Da Redação | Foto: Divulgação
Belém recebe neste domingo (4) a 52ª edição do Circular Campina Cidade Velha, projeto criado em 2014 pela Associação Circular. O evento celebra a educação patrimonial e a cultura no coração histórico da cidade, com atividades que englobam exposições de arte, apresentações musicais, gastronomia, oficinas, e atividades para todas as idades. A expectativa é que cerca de 5 a 6 mil pessoas circulem pelos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto.
A programação reúne locais e atividades para os mais variados públicos e preferências, com cerca de 30 espaços culturais de portas abertas nesta edição. Para os pais e seus filhos, a organização retorna com o 9º Circuitinho, projeto de educação patrimonial para crianças, que convida as crianças para conhecerem o entorno do berço da cidade no Forte do Castelo, com concentração às 8h30, em frente ao edifício.
Para quem gosta de música, Mariza Black fará seu show de samba às 11h30, no Calçadão da Presidente Vargas, em frente ao Banco da Amazônia. A cantora é uma das maiores expressões do samba paraense. Pela tarde, às 17h, a Casa Apoena recebe show de Guitarrada com a banda histórica Os Dinâmicos. Ainda sobre a banda, o Cine Sesc do Centro Cultural Sesc Ver-o-Peso exibirá em duas sessões, às 10h e 11h, a série de animação “Os Dinâmicos”, uma homenagem ao músico paraense Mestre Vieira e sua banda.
A banda, formada por Mestre Vieira nos anos 1970, retomou as atividades, lançou o primeiro disco e se prepara para gravar o segundo álbum ainda este ano, por meio do projeto Baile da guitarrada – LAB Música, selecionado pelo edital Rouanet Norte. Neste domingo, eles apresentam seu novo guitarrista, o jovem Wesley Souza, que tem como desafio empunhar a guitarra solo que antes era feita por Vieira.
Sobre os museus e roteiros, espaços institucionais que aderem ao circuito como o Museu do Estado do Pará (MEP), Museu de Arte Sacra (MAS), o Forte do Castelo e muitos outros estão abertos gratuitamente para visita no dia 4 com muitas atividades. A novidade nesta edição é a integração do Palacete Pinho, espaço que hoje abriga a Escola de Artes de Belém – NACE/SEMEC. A programação no espaço será das 9h às 12h, com contação de história, música e cinema, dando oportunidade também aos adultos de circular pelo casarão que foi recentemente restaurado.
O Circular Campina Cidade Velha é uma celebração da vida e da história de Belém. Através deste projeto, o centro histórico de Belém se transforma em um espaço vivo de resistência e valorização das características únicas da área, com seus antigos casarões, o comércio tradicional e as residências que guardam histórias centenárias. Para ter acesso a programação completa, acesse o site do projeto ou Instagram.
Parabéns pela matéria
Excelente divulgação!!!!