Portal Jambu

Da Redação | Foto: Divulgação

Na próxima terça-feira (16), acontece, no Teatro Municipal de Ananindeua, o “Curso de Cinema Fantástico: O horror que nos habita” oferecido pelo projeto Cine Apuí. Serão quatro encontros realizados nos dias 16, 17, 23 e 24 de julho, das 18h30 às 21h30. A programação estimula diversos debates sobre os subestimados filmes de fantasia através de grandes obras do gênero. As inscrições para participar estão abertas até o início dos encontros.

O curso aborda questões fundamentais para iniciantes e iniciadas em cinema, em especial em obras fantásticas, mergulhando nos sentimentos mais primários e nos recônditos irracionais do ser humano. Segundo o responsável pelo curso e coordenador do Cine Apuí, Mateus Moura, as aulas terão um enfoque mais teórico e contaram com exibição, análise de filmes e dinâmicas com debate.

“É um curso teórico com foco no chamado cinema fantástico, aprofundando a formação de um espectador mais crítico para questões relacionadas a este gênero de filmes e ao cinema e à arte em geral”, explica Mateus,  coordenador do evento.

Para Mateus, o gênero de fantasia carece da devida atenção do público geral e da crítica especializada, mesmo com a rica tradição do estilo na ficção. “É um gênero muito importante na História do Cinema, mas que é pouco debatido com profundidade”, afirma. Como primeira atividade do projeto, o pesquisador deseja ajudar na formação de um público crítico no município de Ananindeua e criar uma espaço de encontro de cinéfilos na Vila Maguary.

Sobre o Cine Apuí

O coordenador responsável pelo Cine Apuí é o artista, pesquisador e produtor cultural, Mateus Moura. O projeto é um braço da Fundação Cultura Parque Vila Maguary que pensa o cinema como educação. Seu objetivo é promover programações de audiovisual no Teatro Municipal de Ananindeua para criar uma comunidade de amantes da sétima arte na região.

Em 2010, Mateus se formou em Letras pela Uepa com TCC sobre o kinemAndara de Vicente Franz Cecim e, em 2018, formou-se mestre em Artes pela UFPa com pesquisa sobre Cinema e Amazônia. Atualmente é doutorando do mesmo programa, desdobrando sua pesquisa em ações pedagógicas a partir da imagem-Amazônia. Há 15 anos atua na cena cultural paraense desenvolvendo trabalhos autorais nas áreas de cinema, música, teatro e literatura.

Serviço:

Curso de Cinema Fantástico: O horror que nos habita

Datas: Dias 16, 17, 23 e 24 de julho de 2024

Horários: Das 18h30 às 21h30

Local: Teatro Municipal de Ananindeua, Av. Cláudio Sanders, 3360 – Centro, Ananindeua

Formulário de Inscrição: Formulário

Inscrições até o dia 16 de julho de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu