Da Redação | Foto: Victor Peixe | Arte: Rômulo Dias
Celebrando o heavy metal feito na Amazônia, a primeira edição do Amazonian Metal Fest chega para agitar o final de semana na capital. Com shows de cinco grupos paraenses de metal e rock, o evento traz como destaque a banda Rhegia, cujo álbum “The Battle of Deliverance” figurou entre os 15 melhores álbuns de heavy metal em 2023 pela revista Roadie Crew Magazine. O Festival acontece na noite deste sábado (20), no Espaço Cultural Maloca das Amazonas, na Cidade Velha, e os ingressos podem ser comprados via Sympla.
“A motivação para fazer o festival começa com a celebração de um ano de lançamento do álbum da Rhegia. A banda está entre os 15 melhores álbuns de heavy metal segundo a Roadie Crew Magazine. Após isso, decidimos escolher outras bandas regionais”, aponta Paulo Siqueira, produtor cultural da Budapeste Produções, empresa responsável pelo evento.
O Festival tem como um de seus objetivos valorizar a cultura amazônica e os povos originários, além de posicionar Belém na rota dos grandes festivais e eventos de heavy metal autoral nacionais nos próximos meses.
Inicialmente, o evento seria apenas uma festa em comemoração do um ano de lançamento do disco “The Battle of Deliverance”, da Rhegia. Saulo Caraveo, guitarrista da Rhegia, convidou a Budapest para que ambos realizassem algo em alusão ao aniversário do disco, e daí a ideia de transformar o evento em festival surgiu, e mais bandas foram chamadas para integrar a programação. Dentre as bandas confirmadas estão a Mitra, From Myth to Reason, Nocturnal Bleed e Able To Return, todas formadas e com atuação aqui no Pará e na Amazônia. Paulo ressalta que a “From Myth to Reason” foi selecionada em um concurso promovido pela Budapeste nas redes sociais.
“Eu creio que ter ampliado a ideia daquilo que seria apenas um show comemorativo de uma banda para um festival com outras bandas mostra nosso interesse em contribuir para o fomento da cena do heavy metal nortista. Acreditamos que uma cena se faz com multiplicidade e coletividade e o Norte precisa mais do que nunca disso. Precisamos reassumir este protagonismo do rock/metal que por muitos anos foi nosso, das bandas dos anos de 1980, 1990… atualmente as bandas daqui têm produzido cada vez mais materiais de excelente nível, porém, realizar shows às vezes fica difícil… então, o Amazonian Metal Fest nasceu para isso, para dar oportunidades”, evidencia Saulo Caraveo, guitarrista da Rhegia.
Os organizadores têm a visão de transformar o Amazonian Metal Fest em um evento anual que fortaleça a cena rockeira regional, e buscam reconhecer aqueles que impulsionam a formação de novas bandas e shows de grande magnitude. Além de muita música, o Amazonian Metal Fest também vai contar com praça de alimentação e feira de merchandising, para os fãs das bandas poderem comprar itens e acessórios.
Serviço:
I Amazonian Metal Fest – Rhegia Celebration
Data: Sábado, dia 20.
Horário: Abertura dos portões a partir das 17h.
Local: Espaço Cultural Maloca das Amazonas, Rua Carneiro da Rocha, 8 – Bairro da Cidade Velha.
Ingressos: Disponíveis via Sympla.