Da Redação | Foto: Divulgação
A noite do dia 20 de outubro será emblemático para a Mestra Cristina, que irá lançar o primeiro livro da carreira como poetisa. O “Encantos Poéticos de uma Sereia do Mar” fala sobre o cotidiano, com suas lutas e sossegos, e um pouco da região Norte. O lançamento acontecerá a partir das 19h na Vila Container, com entrada gratuita. Além de literatura, o espaço também estará cheio de músicas, com diversas mestras de carimbó se apresentando na companhia de uma banda formada somente de mulheres.
Com prefácio de Karine Pedrosa, “Encantos Poéticos de uma Sereia do Mar” reúne 20 poemas escritos pela Mestra Cristina. Os poemas são compostos por narrativas cotidianas, tradições e lutas populares que atravessam as gerações. Os ambientes que a envolvem também serviram de inspiração para a composição de seus poemas, como Vila Silva, Marapanim, Pará e a Amazônia brasileira.
Além de poetisa e “carimbozeira”, Maria Cristina é artesã, compositora, diretora de peças e escritória. Segundo a Mestra, seu interesse pela escrita surgiu na infância com as histórias de sua mãe. “ Desde a minha criancisse eu já fazia perguntas para os meus pais e meus avós. Graças a deus eu tive uma boa infância. Minha mãe era uma cozinheira de mão cheia e uma grande contadora de história. E então eu escrevia quanto ficava aquela memória gostosa”, explica Mestra Cristina.
O evento será marcado por diversas “carimbozeiras”, com show da Mestra Cristina com participação da atual cena feminina de carimbó da capital. Nomes como Mestra Deia e Lulu, Flor da Idade, Manas no Carimbó com Mestra Regina, Tamboiaras Amazônia, Priscila Cobra, Encanto do Tambor, Carimbó Volta ao Mundo, AnaFlor & Os Muleques do Carimbó estarão se apresentando. A produção do evento tem participação da família da Mestra Cristina, com filhos, netos e bisnetos. O Filho, Wagner Monteiro, fala sobre o momento que a mãe vive: “muitos mestres nossos estão morrendo e é preciso cuidar. Mamãe passa noites e noites escrevendo peça, ensaiando carimbó, então é fundamental esse reconhecimento”, relata emocionado.
A Mestra também é reconhecida como “guardiã de sementes”, mantém um acervo de banco de sementes crioulas, com o intuito de garantir a soberania e segurança alimentar do vilarejo, também passando essa prática de subsistência aos jovens. “Eu me sinto feliz e realizada. Acho que as pessoas vão se emocionar assim como aconteceu lá em Vila Silva quando estreiou a minha peça sobre a fundação da nossa igreja, teve até gente que chorou. É isso que eu espero”, finaliza a artista.
Serviço:
Lançamento de “Encantos Poéticos de uma Sereia do Mar”
Data: 20/10
Hora: 19h.
Local: Vila Container, Avenida Magalhães Barata, Nazaré.