Portal Jambu

Da Redação | Foto: Divulgação

O Teatro Municipal de Ananindeua recebe neste fim de semana, 11 e 12 de maio, a apresentação de dança “Habitante-Criador”, da Escola de Dança Casa Ribalta. O espetáculo discute sobre a relação do cidadão ananindeuense com o próprio município. Os ingressos estão disponíveis a partir das 15h na bilheteria do estabelecimento, sendo adquiridos na doação de 1Kg de alimento não perecível.

A performance explora a ideia de um habitante criador, aquele que produz algo dentro de seu território de origem, um conceito desenvolvido na dissertação de mestrado da doutora e fundadora da Casa Ribalta, Mayrla Andrade. O termo também indica as histórias de vida dos habitantes do município como matéria-prima na criação de movimentos diversos. Portanto, é a partir das memórias da cidade, desde o período da estrada de ferro até a sua urbanização, que a apresentação disseca a relação entre corpo, movimento e deslocamentos desses sujeitos.

Criado em 2012, “Habitante-Criador” teve diversas modificações na coreografia original com o passar dos anos. Segundo a professora Mayrla, o espetáculo se reinventa a cada sessão. “Habitar e criar circundam nossas obras e já inspirou mais de 15 espetáculos após a primeira exibição de ‘Habitante-Criador’ em 2012, que ainda se encontra em constante metamorfose. Todas as vezes que conhecemos novos habitantes das ilhas e bairros Ananins, trazemos suas falas e gestualidade para a obra”, explica Mayrla.

Para esta encenação, o diferencial é a participação dos alunos da companhia que, em sua grande maioria, estará pisando em um palco pela primeira vez. A pesquisadora também ressalta como é significativo para os dançarinos se apresentarem em seu espaço de habitação para seus familiares e amigos.”A gente vai falar de Ananindeua na própria cidade e para os habitantes da terra Ananin. É um espetáculo muito especial por estar no nosso território, nossa identidade e local de afeto”, declara a professora.

Sobre a Escola de Dança Casa Ribalta

A Escola de Dança Casa Ribalta foi criada em 1994 por incentivo da mãe de Mayrla, Marlene Andrade Ferreira, que desejava ser bailarina, mas sua realidade sócio-econômica não lhe permitiu. O projeto cresceu conforme outros jovens dos bairros de Ananindeua foram se juntando ao espaço por enxergarem na dança a possibilidade de crescimento artístico-educacional. Com 30 anos de existência, a companhia é administrada por três mulheres da família Ribalta, Marlene, Beth e Mayrla, e segue ampliando o cenário artístico-cultural da região.

“A Casa Ribalta é como minha própria vida porque a história da casa se confunde com a minha. Eu vi cada tijolo sendo colocado e cada bailarino chegando para habitar nosso espaço e realizar sonhos. A Casa é corpo, morada, espaço cênico e formadora de artistas, nela está contida toda uma potencial rede de relações artísticas-culturais-educacionais de Ananindeua, pois é a casa de dança mais antiga da cidade”, conclui Mayrla.

Serviço:

Apresentação “Habitante-Criador”

Data: Sábado e Domingo, dias 11 e 12 de maio

Horário: 19h

Local: Teatro Municipal de Ananindeua, Av. Cláudio Sanders, 3360 – Centro, Ananindeua

Ingresso: 1Kg de alimento não perecível a ser trocado na bilheteria do teatro a partir das 15h

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu