Portal Jambu

Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação

Grupo de teatro “Palhaços Trovadores” estreia, nesta quarta e quinta, 26 e 27 de março, o espetáculo “Querem Caferem”, no Teatro Experimental Waldemar Henrique, às 20h. Inspirado em um roteiro da Commedia dell’arte do século XVI, revisitado nos anos 1980 pelo grupo mineiro “Galpão”, a peça atualiza a trama clássica para discutir a violência psicológica contra a mulher dentro do casamento. Os ingressos custam R$20 na bilheteria do teatro.

Na versão original, intitulada “A Comédia da Esposa Muda que Falava Mais que Pobre na Chuva”, o enredo gira em torno de uma mulher que não fala e de seu marido, que, incomodado com o silêncio, contrata um médico charlatão para “curá-la”. Quando a esposa finalmente começa a falar, expõe as fraudes e hipocrisias do marido, levando-o a buscar uma solução drástica: tornar-se surdo para não mais ouvi-la.

Na adaptação dos Palhaços Trovadores, a mudez da protagonista não é um problema fisiológico, mas uma imposição do marido controlador, que a silencia constantemente. No entanto, ao perceber que o tal doutor pode ser sua chance de quebrar essa dinâmica abusiva, a esposa decide virar o jogo. Ela aceita a farsa, rompe com o silêncio forçado e desmascara tanto o marido quanto o falso médico, reconquistando sua liberdade.

A história é encenada por uma trupe de oito palhaços, utilizando uma linguagem que mescla canções, cordel e prosa. A montagem é resultado do tradicional processo colaborativo do grupo, que há 26 anos pesquisa para reinventar sua poética dentro do chamado teatro de grupo, um modelo baseado em um elenco fixo que desenvolve uma linguagem própria ao longo do tempo.

Com seriedade e graça, os Palhaços Trovadores trazem um teatro que diverte e faz pensar, transformando uma comédia do passado em um alerta atual sobre relações abusivas e o poder da mulher sobre sua própria voz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu