Portal Jambu

Da Redação | Foto: Paula Sampaio

Foi inaugurado na última terça-feira, 30 de abril, a exposição “Ontem nos cinemas: arqueologias fotoafetivas”, do curador Adolfo Gomes. A mostra traz cartazes, folders, anúncios, trilhas sonoras de filmes, entre outros objetos, que proporcionam aos visitantes um “mergulho” nos cinemas do século passado. Com entrada gratuita, “Ontem nos cinemas” está aberta à visitação até o dia 21 de julho, de segunda à sexta, das 9h às 17h.

O jornalista e curador, Adolfo Gomes, explica que a exposição se trata de uma visitação ao passado do cinema e as transformações ao longo das décadas das práticas de ir apreciar a sétima arte. “Em certo sentido, e a despeito da historiografia tradicional, o primeiro século do cinema acaba com o fim da projeção em película 35mm, do desaparecimento dos panfletos de divulgação e das fotografias de cena ou mesmo dos ingressos de impressão duradoura. Tudo isso, hoje em dia, é vestígio, arqueologia afetiva, memória”, afirma o curador. Esse espírito da época foi resgatado através de certos elementos presentes na exposição.

Para realizar essa viagem no tempo, Adolfo utilizou uma coleção de objetos e vestígios de materiais cinematográficos que transportam o público ao passado. “Convido todos a revisitarem o hall de uma sala de exibição imaginária e, ao mesmo tempo, permeada da materialidade da memória”, explica o curador. A exposição conta com monitoria em tempo integral, uma audiodescritora para atender pessoas de baixa visão e/ou cegas e tradução em libras.

Adolfo Gomes fala sobre a importância dos panfletos que promoviam as exibições cinematográficas em Belém. “Eles equivalem às atuais newsletters ou mesmo a um card de Instagram ou de Facebook. Era a forma como os cinéfilos da época alimentavam as suas expectativas e faziam planos do que iriam ver e comentar nos dias e nas semanas seguintes. Hoje, são lembranças de um modo de viver em que quase tudo tinha uma presença física”, conta o curador. 

Além da mostra, haverá uma oficina de cinema com o tema “Introdução à cinefilia: memória, pensamento crítico e curadoria”, com Adolfo Gomes. “É uma proposta de breve reflexão teórica e afetiva do processo de construção da memória e do pensamento crítico no audiovisual. A ideia, digamos assim, é descrever o amor que gestou essa exposição de um ponto de vista menos teórico ou historiográfico e mais vivencial”,  explica o cinéfilo.

A oficina ainda não tem data definida de quando irá acontecer. Acompanhe as redes sociais do curador Adolfo Gomes, que logo logo ele vai divulgar a data. 

Serviço:

Exposição “Ontem nos cinemas: arqueologias fotoafetivas”

Visitação: segunda à sexta, até 21/06/2024, das 9h às 17h

Local: Espaço Cultural Banco da Amazônia, Av. Presidente Vargas, 800 – Campina

Entrada gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu