Portal Jambu

Por Fabricio Lima*

A Escola de Teatro e Dança da UFPa (ETDUFPA) realizou, durante o dia 28 (sexta), um evento em comemoração ao Dia Internacional da Dança. A programação especial, que também celebrou a volta dos eventos presenciais na escola, contou com sete oficinas de diversos estilos de dança abertas ao público, uma mostra cênica com mais de 50 performances e apresentações artísticas, e uma feirinha artística com vendas de objetos produzidos por discentes da instituição, localizada na Tv. Dom Romualdo de Seixas, no bairro do Umarizal.

A ETDUFPA inclui em seu calendário anual o Dia da Dança, celebrado no dia 29 de abril, desde a criação da data, em 1982. Esta, por sua vez, faz homenagem ao nascimento de Jean-Georges Noverre, um dos criadores do balé moderno, e foi instituída pelo Comitê Internacional de Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A Profa. Dra. Mayrla Andrade, docente da ETDUFPA e organizadora do evento, destacou a importância do mesmo: “No mundo inteiro estamos comemorando O Dia Da Dança, e para nós é um ato de amor e resistência da nossa cultura, o evento consolida um dos nossos objetivo na ETDUFPA, que é formar profissionais para a produção de conhecimento e para o mundo do trabalho mediante a criação e apresentação de espetáculos”, afirma.

Mayrla, que é Mestra em Artes pela UFPA e Doutora em Educação pela PUC/MINAS, expressou surpresa com o número de pessoas que compareceram ao evento. “Para além dos nossos discentes, tivemos um abraço da comunidade externa, que circularam em todas as atividades, artistas externos, grupos e companhias de dança da cidade, e inclusive tivemos um grupo de 12 artistas vindos de Tailândia (PA) para realizar esse intercâmbio da dança conosco”, ela aponta.

A organizadora destacou ainda como características inerentes a dança foram essenciais para a gestão e realização da programação: “A arte da cena é uma arte eminentemente coletiva e o evento ocorreu com esse sucesso porque é uma grande parceria entre o corpo docente e os discentes”, disse.

 

O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.

*Com supervisão de Giullia Moreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu