Portal Jambu

Da Redação | Foto: Amarilis Marisa

Com evento intitulado “Baile de Havana”, o  cantor Ronaldo Silva celebra, hoje, a partir das 20h, na Casa Apoena, seus 40 anos de carreira, reunindo amigos e admiradores para comemorar sua trajetória artística. Na ocasião, haverá gravação para o documentário “Ronaldo Silva, o Tambor Ilumina”.

O “Baile de Havana” será um show com diversas músicas do cantor, compositor e pesquisador musical, com repertório que passa por diversos ritmos da Amazônia, como merengue, toada, folia e muitas outras. O nome do evento é o mesmo de uma das faixas do novo EP de Ronaldo que está em desenvolvimento. Foram convidados a partir da festa o grupo de instrumentos de sopro Ver o Brass, com o espírito dos tradicionais botecos de esquina, e a DJ Nat/Esquema, com seus vinis cheios de clássicos da música nortista.

Segundo Ronaldo, o show foi organizado com o objetivo de divulgar o documentário de sua biografia, que está sendo realizado com o incentivo da Lei Paulo Gustavo. O diretor do documentário, Felipe Cortez, tem o desafio de capturar as múltiplas facetas do artista em uma narrativa visual, sem parecer algo truncado. As filmagens têm sido feitas há aproximadamente um mês com diversos colegas e familiares músicos.

Ao falar do documentário, Ronaldo recorda da homenagem feita pela escola de samba Bole Bole no enredo do desfile de carnaval em 2023. “Quem tem o coração fraco não aguenta. Tu vê um filme da tua vida no meio da rua”, conta o artista, que também faz questão de ressaltar o quão difícil é para alguém do meio artístico produzir um projeto sobre a sua própria memória. Ao gravar no Apoena, o compositor convida seus amigos e fãs para participar desse momento especial, que servirá como recordação de seu trabalho para seus filhos e a todos que quiserem entender quem é Ronaldo Silva.

O diretor do curta-homenagem diz que ficou emocionado em participar de um projeto que conta a história de um dos grandes mestres da cultura popular paraense. Felipe faz questão de lembrar que Ronaldo é chamado de mestre porque “transmite conhecimentos ancestrais, mestre porque ensina, porque semeia principalmente futuros, semeia brincantes, semeia pessoas apaixonadas e produz sensibilidade em torno da arte, em torno da cultura, em torno do que é nosso”.

Sobre o Músico

Ronaldo dos Santos Silva nasceu em Belém, estado do Pará, no ano de 1958, filho de marajoaras, advindos de Cachoeira do Arari e Anajás, antiga Mocoões, que se encontraram na capital em busca de melhores condições de vida. O artista traz em sua bagagem uma identidade sedimentada nas imagens, cheiros, sabores, esperança, resistência e valentia dos Aruãs e Nheengaíbas. Músico e co-fundador da brincadeira do Boi Pavulagem e da banda Arraial do Pavulagem, Ronaldo Silva é um pesquisador das matrizes culturais brasileiras e compositor em diferentes musicalidades, Toadas, choros, chulas, carimbós, lundus, côcos, salsas e cúmbias fazem parte do seu vasto repertório de canções da Floresta nas últimas quatro décadas.

Serviço:

“Baile de Havana – O Baile do Ronaldo Silva”

Data: Quinta-feira, dia 18 de julho de 2024

Horário: 20h

Local: Casa Apoena, R. São Boaventura, 171 – Cidade Velha, Belém

Ingressos disponíveis em: Sympla.com.br

Ficha técnica:

Direção e Roteiro: Felipe Cortez

Produção Executiva: Walter Figueredo

Coor. Produção: Lidiane Martins

Direção de Fotografia: André Mardock

Cinegrafista: Vitor Souza

Som Direto: Luciano Mourão

Assistente de Produção: Fabrício Xavier

Direção Musical: Allan Carvalho

Estagiários: Mateus Chucre / Rogi Roberto / Laura Miranda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu