Da Redação | Foto: Reprodução Semec
O Núcleo de Arte, Cultura e Educação (Nace), da Secretaria Municipal de Educação, celebra seus três anos de criação com programação especial, nesta quarta-feira (19) e sexta (21). O Palacete Pinho, espaço que sedia o Nace e a Escola Municipal de Artes de Belém, será palco das comemorações promovidas pela Prefeitura Municipal a partir das 9h da manhã, na quarta, e a partir das 17h, na sexta.
No primeiro dia de programação, dia 19, acontece uma mini-mostra de cinema para crianças que estudam nas escolas Maria Auxiliadora, anexo Santo Agostinho e Padre Leandro, com as sessões tendo início às 9h e seguindo até às 21h. O evento de aniversário terá a participação de mais de 300 estudantes, 250 destes da rede municipal de ensino e 75 da modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), abarcando a faixa etária de 4 a 80 anos.
Já no segundo dia, nesta sexta-feira, 21, o evento segue com mais cinema, música, dança e apresentações audiovisuais produzidas pelos profissionais do Nace. Um dos destaques deste dia é o lançamento do livro “Decolonização do Ensino das Artes”, que acontece a partir das 19h com a presença de autores e representantes das bibliotecas públicas de Belém. A produção é organizada pelos profissionais que trabalham no Nace e traz relatos de pesquisa e práticas pedagógicas e artísticas observadas nas escolas municipais e no próprio núcleo. Entre as autoridades confirmadas estão o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e a secretária municipal de educação, Araceli Lemos.
Segundo a coordenadora do Nace, Marta Ferreira, “a ideia de produzir o livro surgiu após um curso de formação para educadores em artes, seguindo o que prevê a Lei Nº 11.645, que determina a obrigatoriedade do ensino sobre história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas da rede municipal de Educação de Belém”, ao apresentar a programação comemorativa do Núcleo.
Serviço:
Comemoração dos três anos do Nace
Programação:
Quarta-feira, dia 19
Local: Cine Dira Paes/Palacete Pinho
Horário: 9h às 21h30
9h e 11h30 – EMEI Maria Auxiliadora – 70 crianças de 4 a 5 anos e mais 13 adultos.
Filmes: “Turma da Pororoca em Allegro Pero No Mucho”, de Cássio Tavernard;
“Turma da Pororoca em O Rapto do Peixe-Boi”, de Cássio Tavernard e Rodrigo Aben-Athar.
14h30 e 17h – EMEF Anexo Santo Agostinho – 73 estudantes de 9 a 12 anos e mais 10 adultos.
Filme: “Ainbo, a Guerreira da Amazônia”, de Richard Claus.
20h e 21h30 – EMEF Padre Leandro Pinheiro e mais 75 estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai).
Filme: “Uma História de Amor e Fúria”, de Luiz Bolognesi e Jean de Moura.
Sexta-feira, dia 21
Local: Cine Dira Paes/Palacete Pinho
Horário: 17h às 21h30.
17h30h às 18h – Crianças convidadas da comunidade.
18h30 – Vídeos produzidos pelo Nace.
Local: Palco Deck/Palacete Pinho
18h30 – Abertura do Evento e apresentação de música com estudantes das escolas Theodor Badotti, Ida de Oliveira e Solerno Moreira.
19h – Lançamento do livro “Decolonização do Ensino das Artes”, com autores e representantes das bibliotecas públicas de Belém.
19h30 às 20h30 – Saudações aos presentes;
Marta Ferreira, coordenadora do Nace/Emab
Araceli Lemos, Secretária Municipal de Educação
Edmilson Rodrigues – prefeito de Belém.
20h30 às 20h45 – pocket show com Andréa Pinheiro;
20h45 às 21h30 – pocket show do grupo performático do Nace