Por Rafael Arcanjo | Foto: Bruno Carachesti/Divulgação
O Festival Lambateria, tradicional evento musical de Belém, realizado pela Lambateria Produções, chega a sua sétima edição nesta sexta-feira (11), no NaBêra, com ingressos disponíveis pela Internet. Para esta edição, o evento traz 20 atrações como a banda de Cumbia peruana Los Mirlos e homenageará Nazaré Pereira, cantora acreana com grande importância para a cultura amazônica.
O tema desta edição, “Um Outro Brasil”, foi inspirado na homenageada desta edição, Nazaré Pereira, que terá sua obra cantada e dançada por Lia Sophia, Luê, Naieme e Taynara Garcia, além da participação da própria Nazaré.
Sonia Ferro, diretora artística do Festival, explica que a cultura nortista é diferente do centro-sul brasileiro, não pela distância geográfica, mas pela influência dos países pan-amazônicos e do Caribe. Ela destaca que Nazaré Pereira foi uma das pioneiras em apresentar ritmos brasileiros não tão conhecidos mundo afora, e que por isso, ficou conhecida por apresentar um outro Brasil. “Com ela, aprendemos a cantar nosso lugar e que o nosso Brasil é outro, é o Brasil da Amazônia, território de cultura única e riquíssima da qual temos que nos orgulhar”, pontua Sonia Ferro.
Para a sétima edição, o Lambateria traz os cantores Liége e Lins acompanhados do instrumental da banda Ver o Brass; o grupo Carimbó Selvagem; Félix Robatto, o barba como é conhecido, recebe Thainá Corrêa, grande nome da Guitarrada de Santo Antônio do Tauá; Alberto Moreno com a participação de Lucyan Costa, um nome que vem se estabelecendo na cena do Brega; Rebeca Lindsay acompanhada de Jeff Moraes e Nega Lôra; e a Aparelhagem Mega Princípe Negro, com a participação especial de Valéria Paiva.
Atrações Internacionais
A banda peruana Los Mirlos, desde 1973, leva a Cumbia Amazônica para o mundo é a grande atração internacional deste ano. Será a primeira vez que a banda toca em Belém. Desde 2022, o Festival Lambateria vem trazendo atrações internacionais em seu line-up, como Rossy War e a banda caribenha Les Aiglons.
“A gente sempre soube que nossas influências vêm dos países próximos. Não se sabe exatamente o quanto a Cumbia psicodélica peruana influenciou a Guitarrada, mas o fato de ser uma música instrumental na guitarra e dançante nos dá uma sensação de pertencimento. E ter Los Mirlos, com seu Sonido Amazônico, é uma afirmação de que somos do mesmo lugar”, festeja Félix Robatto, também diretor artístico do Lambateria.
Os ingressos do Festival Lambateria podem ser adquiridos pela plataforma Sympla, ou por WhatsApp, pelo número: 91 98025-1028