Portal Jambu

Por Rafael Arcanjo | Foto: João Urubu

Rafael Guerreiro, instrumentista e compositor paraense, lança, nesta quinta-feira (28), a partir das 9h, no seu canal do YouTube, o clipe “Nas Asas do Uirapuru”. O compositor presta homenagem a um dos maiores nomes da música paraense: Waldemar Henrique, maestro e compositor nascido em Belém. Uma das novidades apontadas por Rafael Guerreiro neste novo trabalho, é a gravação totalmente ao vivo da música e do vídeo, algo distinto de suas produções anteriores. “A diferença dessa produção nova é que eu gravei a música e vídeo ao vivo. Queria uma sensação de fluidez e naturalidade no meu tocar, diferente de outro clipe meu, por exemplo, da música “Bucólica”, onde gravei a imagem “dublando” a performance sobre a música”, explica.

O videoclipe traz, além da interpretação ao vivo de “Nas Asas do Uirapuru”, a canção “Foi Boto Sinhá” de Waldemar Henrique. A obra do maestro foi uma grande influência para Rafael durante a composição de sua música autoral, inspirada na faixa “Uirapuru”. Segundo o músico, dentro da produção da música, ele buscou traduzir a melodia e musicalidade de Waldemar para o violão, dentro do seu jeito de tocar.

Sobre a seleção da música de Waldemar para ser tocada no clipe, Rafael comenta “‘Foi Boto Sinhá’ é uma melodia densa e sombria que retrata todo o clima de medo criada pela figura do boto, e no clipe existe uma ambientação mais noturna para depois chegar em “Nas Asas do Uirapuru”, um carimbó instrumental mais alegre e lírico. Então, na concepção do audiovisual, foi pensado em dois momentos contrastantes. Por isso a escolha das músicas”, revela.

A homenagem a Waldemar Henrique parte também da potência de sua obra e do pioneirismo dela em popularizar a música paraense. “Uirapuru”, por exemplo, foi uma das primeiras canções a levar a musicalidade produzida no Pará para o cenário musical nacional, pelas ondas do rádio em meados dos anos 1930.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu