

Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação
Nesta terça-feira, 18 de março, a partir das 18:30, na Livraria Travessia, acontece a nova edição do “Mulheres são poesia” com a produtora Adriana Camarão e a professora Márcia Kambeba. O evento acontece em alusão às celebrações do mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. A iniciativa tem como objetivo valorizar a presença feminina no universo literário.
O evento foi criado em 2023 pela produtora e poetisa Adriana Camarão, da ASC Produções, e chega agora com um formato ampliado, trazendo um sarau poético e um bate-papo sobre o papel das mulheres na literatura. O “Mulheres São Poesias” terá dois momentos principais: a abertura com um sarau poético e microfone aberto e, em seguida, um bate-papo sobre o mercado da poesia. Além disso, o evento é uma oportunidade para quem está iniciando na literatura, com dicas e orientações sobre publicação e circulação de obras, ressalta a realizadora.
Adriana Camarão, que também será uma das participantes, destaca a importância de valorizar as escritoras paraenses e abrir espaço para novos talentos. “É gratificante saber que temos grandes poetisas locais e precisamos valorizá-las. Este evento promete dar abertura para novos talentos e discutir formas de melhor desenvolver esses talentos no mercado”, afirma.
Ao lado de Adriana, a poeta e escritora indígena Márcia Wayna Kambeba é a convidada desta edição. Reconhecida por sua veia literária, Márcia traz em sua poesia a ancestralidade indígena e sua interseção entre aldeia e cidade. “Uma honra contar neste bate-papo com a Márcia, que é uma grande poeta e escritora indígena. Ela busca apresentar uma forma de se pensar a ancestralidade indígena como ponte entre os mundos da aldeia e da cidade, entendendo que a interculturalidade é possível”, ressalta Adriana.