Por Rafael Arcanjo | Foto: Maurício Pokemon
Ministrada pelo grupo Original Bomber Crew, do Piauí, a residência gratuita “Corpo-Espinho” encerra suas inscrições nesta sexta-feira (01), que devem ser feitas pela Internet. Parte das atividades do !PULSA! Movimento Arte Insurgente, projeto idealizado e coordenado pela Olhares Instituto Cultural e Outra Margem, vai explorar as relações corpo-natureza de 6 a 11 de novembro, na Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA).
O grupo Original Bomber Crew, fundado em 2005 e referência no hip-hop, utiliza a dança urbana como ferramenta de expressão e resistência, sendo essa uma de suas principais características. Eles se destacam por fazerem performances, intervenções urbanas e batalhas que discutem cultura e questões sociais. Para Belém, a Bomber Crew traz seu mais novo trabalho, “Flow da Caatinga”, que tem por objetivo atrair pessoas da comunidade onde será ministrado, para estabelecer esse lugar de troca de saberes e de diálogo, onde a vida e a arte podem se entrelaçar.
“Acreditamos que aqueles que vivenciaram e que conhecem profundamente a cultura e os costumes locais têm muito a ensinar e a compartilhar. Podem ser pessoas da dança ou das artes visuais, isso é bem-vindo, mas não é uma exigência. O que buscamos é a participação de todos que tenham uma história rica e uma conexão com a cultura. Estamos aqui para aprender uns com os outros e para criar algo verdadeiramente significativo juntos.”, explica Allexandre Bomber, um dos artistas que vai ministrar a residência.
Durante os seis dias de atividades da residência artística, os artistas Allexandre Bomber e Maurício Pokemon vão explorar as relações entre o corpo e as plantas que têm espinhos, incentivando uma perspectiva distinta e que desafia as estéticas tradicionais, resgatando também formas ancestrais de resistência.
As inscrições podem ser feitas pelo site: PULSA!