Da Redação | Foto: Oswaldo Forte/Divulgação
Neste primeiro domingo de julho, a Prefeitura de Belém e o Instituto Pedra convidam o público para mais uma edição da mostra de cinema “Olympia na Rua”, exibição gratuita de filmes em frente ao Cine Olympia, com início às 18h. Para esta segunda edição serão exibidos quatro curtas e um videoclipe, todos dirigidos por cineastas locais e a curadoria e apresentação será de Marco Antônio Moreira, presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará e pesquisador do Cinema.
As obras a serem exibidas neste domingo são: o videoclipe “Arraial do Pavulagem — Boi da Estrela”, videoclipe dirigido por Leandro Moreira e Junior Soares; as animações “Contos Mirabolantes — O Olho do Mapinguari”, de Andrei Miralha e Petronio Medeiros e “Aptoptosis” de Brenda L. N. Bastos; o drama “Ribeirinhos do Asfalto”, de Jorane Castro; e o documentário “Olhares do Norte Pará – Episódio 1 com Miguel Chikaoka”, de Fernando Segtowick.
O público presente terá à disposição uma estrutura coberta com 100 cadeiras (lotação máxima), banheiros químicos, equipe de segurança e primeiros socorros, intérprete de LIBRAS, além de sistemas profissionais de projeção e som. Este projeto leva o cinema para as ruas enquanto o Olympia passa por reformas para requalificar sua estrutura histórica e centenária. A iniciativa teve início no mês passado e terá, ao todo, dez exibições, uma por mês, até a reabertura do Cine Olympia com o fim das obras de restauração.
A restauração do Cine Olympia teve início em março deste ano, e a previsão para a reabertura do espaço, que estava fechado desde 2020, é para o ano que vem. Várias frentes compõem esse trabalho, entre eles a restauração e modernização tecnológica do espaço – incluindo medidas de acessibilidade –, a elaboração de um plano de manutenção, gestão e programação cultural, além da realização de um programa educativo com visitas monitoradas e a produção de um videodocumentário sobre a história do próprio Cinema Olympia.
Serviço:
Mostra de Cinema Olympia na Rua
Data: Domingo, dia 8 de julho
Local: Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 918 – Bairro da Campina
Horário: Às 18h.
Lotação: 100 cadeiras.
Entrada gratuita e por ordem de chegada.