Da Redação | Foto: Divulgação
A mostra “Debaixo D’Água Flutuamos Entre Musgos” será exibida de forma inteiramente gratuita, nesta sexta (27), a partir das 18h30. O evento promete trazer ao público uma experiência diferente que engloba trabalhos relacionados aos temas de fluxo, afeto e memória com obras de artistas locais, como Allyster Fagundes, Danielle Fonseca e Nay Jinknss. A exibição ocorre no Palacete Faciola, em Belém.
A Mostra é dividida em três sessões e reúne trabalhos com temáticas voltadas à arte drag, ao sereísmo (estilo de vida que tem como premissa o amor ao mar), ao feminismo negro, à sobrevivência e à resistência dentro da Amazônia. Além disso, algumas obras ainda retratam a realidade da comunidade LGBTQIAPN+, por meio da criação e encenação de criaturas do imaginário local com diálogos que afirmam que a identidade é um dos principais meios de se relacionar com a sociedade dentro do espaço em que se vive.
Com produção de Maria Christina, curadoria de Danilo Baraúna e Orlando Maneschy e projeto gráfico de Hosana Celeste, a exibição enriquece a produção audiovisual amazônica ao valorizar o trabalho dos artistas paraenses. “Essa mostra é de fundamental importância para consolidar as obras, muitas não exibidas há mais de uma década, como referências para o audiovisual experimental no Pará e no Brasil, trazendo à tona diferentes gerações de artistas e possibilitando para uma nova geração do circuito de arte local, e público em geral, o contato com esses trabalhos”, afirma o curador Danilo Baraúna.
Além de Allyster Fagundes, Danielle Fonseca e Nay Jinknss, a exposição também contém obras de Acácio Sobral, Afonso Gallindo (homenageado), Alberto Bitar, Ana Flávia Mendes e Cia. Moderno de Dança, Ana Mendes, Armando Queiroz, Breno Filo, Cláudia Leão, Coletivo Madeirista, Danilo Baraúna, Denio Maués, Flavya Mutran, Grupo Urucum, Henrique Montagne, Jorane Castro, Juliana Notari, Juliano Bentes, Keyla Sobral, Luciana Magno, Maria Christina, Mariano Klautau Filho, Marise Maués, Maurício Igor, Orlando Maneschy, Paula Sampaio, Paulo Meira, Rafael Bqueer, Rafael Matheus Moreira, Roberta Carvalho, Roberto Evangelista, Tarcísio Gabriel, Toni Soares, Val Sampaio e Victor De La Rocque.
“Essa mostra traz uma seleção de obras que fazem parte de um importante acervo de arte. Quem for assistir, terá contato com um tipo de audiovisual diferente, com trabalhos instigantes que subvertem o uso tradicional da linguagem. Estão todos convidados para mais uma programação, fruto dos resultados do edital Prêmio Mergulho FCP 2023. O evento é gratuito e aberto ao público””, convida a coordenadora de Artes Visuais e Audiovisual da Casa das Artes, Melissa Barbery.
A mostra “Debaixo D’Água Flutuamos Entre Musgos” é resultado de 10 anos de pesquisa sobre a produção audiovisual e experimental paraense e do acervo da coleção “Amazoniana”, realizada pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará juntamente com a pesquisa de pós-doutorado de Danilo Baraúna no Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA.
Serviço:
Mostra “Debaixo D’Água Flutuamos Entre Musgos: mostra de audiovisual experimental no Pará”
Data: De 25 a 27 de outubro
Horário: A partir das 18h30
Local: Museu da Imagem e do Som, localizado no Palacete Faciola.