
Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação
Com objetivo de fortalecer a presença da Lei Rouanet na região Norte e ampliar o diálogo entre produtores culturais, gestores públicos e empresários locais sobre os mecanismos de fomento à cultura, o Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o Governo do Pará, realiza, entre os dias 14 e 16 de maio, no Teatro Estação Gasômetro, em Belém, a 357ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). As inscrições podem ser feitas pela Internet.
O evento traz debates, capacitações e visitas técnicas sobre a Lei Rouanet. A sessão plenária da CNIC será realizada no dia 13 de maio e transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Ministério da Cultura. A entrada é gratuita, mas é necessário fazer inscrição prévia para participar da programação. Profissionais de imprensa interessados em cobrir o evento devem solicitar credenciamento até as 18h do dia 13 de maio.
A programação começa no dia 14, com o Fórum de Incentivo à Cultura – O Agente Cultural e a Lei Rouanet. A manhã será marcada por apresentações culturais, palestras e falas institucionais. Destaque para a participação do diretor de Fomento Indireto da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), Odecir Prata, que abordará o funcionamento e as potencialidades da Lei Rouanet no atual contexto.
À tarde, no Museu do Estado do Pará, será o ponto de encontro de artistas e agentes culturais em reuniões setoriais com representantes da CNIC, abrangendo áreas como artes cênicas, visuais, música, audiovisual, humanidades e patrimônio cultural. A programação do dia se encerra com uma masterclass sobre sustentabilidade no audiovisual, ministrada por Tiago Santos, idealizador do Selo Ecovision.
No dia 15, a programação retorna ao Teatro Estação Gasômetro com a palestra “A Instrução Normativa e o Salic: Escritório Virtual do Proponente”, voltada a proponentes que buscam entender melhor o funcionamento do sistema que organiza os projetos incentivados pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).
No dia 16, o encerramento do evento será marcado por visitas técnicas a iniciativas culturais paraenses apoiadas pela Lei Rouanet, promovendo o reconhecimento e a valorização de projetos desenvolvidos na região.