Portal Jambu

Da Redação | Foto: Divulgação

Fomentar o setor cultural criativo e destacar a cultura como um setor importante para o desenvolvimento socioeconômico são alguns dos objetivos do MICBR 2023. O evento conta com uma programação mista, com apresentações musicais, palestras, oficinas e painéis de mercado de diversas áreas como editoração e videogames. Com entrada gratuita, a Mercado de Indústrias inicia nesta quarta-feira (8), às 17h, no Hangar Centro de Convenções, em Belém, e vai até o próximo domingo (12).

A abertura do MICBR terá um show inédito preparado para o evento, “Amazônias” trará aos palcos do Mercado Gang do Eletro, Manoel Cordeiro, Patrícia Bastos, Djuena Tikuna, Aíla, Dj Méury, Victor Xamã e o grupo UAPI Amazônia Percussiva. Este espetáculo misturará os ritmos culturais e tradicionais amazônidas, como o brega, o carimbó e a arte contemporânea indígena.

O Mercado Internacional das Indústrias Criativas está em sua terceira edição, e será a primeira vez que uma capital amazônica sedia o evento. Sair do eixo Rio-São Paulo, expandir e quebrar barreiras, e mostrar para o mundo a diversidade cultural brasileira, tendo em vista a forte contribuição amazônica para a construção dessa diversidade são alguns motivos para a seleção de Belém como sede do MICBR 2023.

A programação do evento reúne empresas, empreendedores e criadores de 15 setores: Áreas Técnicas, Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual & Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Gastronomia, Hip Hop, Jogos Eletrônicos, Música, Moda, Museus & Patrimônio e Teatro. Os objetivos do evento são promover a profissionalização dos agentes culturais brasileiros, facilitar a circulação de bens e serviços culturais, estimular a internacionalização da produção cultural nacional e fomentar e impulsionar o crescimento dos setores criativos.

A economia criativa é uma indústria mais robusta do que outros setores  industriais tradicionais, como o têxtil e o de eletroeletrônicos. Essa indústria gera empregos e renda, com remuneração superior à média do mercado de trabalho nacional, e tem uma participação e 3,11% no PIB, empregando mais de 7,55 milhões de pessoas nas mais de 170 mil empresas formalizadas.

Na segunda edição do evento, realizada em 2018, o MICBR contou com a participação de 406 empresas, 26 países e movimentou mais de US$ 5,419 milhões, com a perspectiva de gerar mais de US$ 54,8 milhões nos 12 meses seguintes.

A realização do MICBR é do Ministério da Cultura (MinC), da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), com patrocínio da Vale e do Instituto Cultural Vale. O evento tem o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Cultura e de Turismo, e da Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel (Fundação Cultural do Município de Belém) e da Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana.

Serviço:

3ª Edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil

Local: Hangar Centro de Convenções da Amazônia, Av. Doutor Freitas, bairro do Marco, Belém.

Programação completa: Site do Ministério da Cultura ou pelo perfil do Instagram do MICBR (@micbr)

Entrada Gratuita e aberta ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu