Portal Jambu

Da Redação | Foto: Matt Souza

A Associação Fotoativa realiza nesta terça-feira (12) o último Café Fotográfico de 2023, e convida o jovem fotógrafo Matt Sousa para compartilhar suas histórias e experiências sobre a fotografia com o público. Nomeado “O afeto como ponta de lança”, o Café Fotográfico acontece às 19h, e tem entrada gratuita.

O fotógrafo Matt Sousa comenta que a apresentação de amanhã será bastante voltada para contar sobre a sua vivência fotográfica e as questões com as quais ele se inspira para produzir a sua arte. “A minha apresentação, ela se trata sobre as minhas vivências na fotografia, que são diretamente atravessadas pelas minhas vivências como uma pessoa com deficiência. Como um artista com deficiência na cidade, eu trabalho o afeto como ponta de lança”, explica.

Fotografia “Calma” de Matt Souza. Feira do Açaí, 2023.

O “afeto como ponta de lança” é um título que busca mostrar as relações e as trocas que são partilhadas entre o fotógrafo e o fotografado. “Eu reflito sobre meu corpo, reflito sobre a história da cidade também. E como a estrutura do capacitismo, essas estruturas violentas, nos levam a não olhar o nosso corpo com afeto, como belo. Eles estabelecem o que é belo, então uma perspectiva afetuosa, um olhar afetuoso através da fotografia é sobre o que eu vou conversar. Mostrar que no meu trabalho o afeto está sempre presente, e como esse afeto pode ser usado como uma ponta de lança para enfrentar essas estruturas que são violentas contra o nosso corpo”, diz Matt.

A conversa será mediada pelo arte-educador e fotógrafo Rafael da Luz, que também vive essa realidade periférica e trabalha com pessoas que muitas vezes são invisibilizadas, silenciadas e se tornam estereótipos no imaginário social. Assim como Matt Souza, Rafael da Luz também tem o afeto como um dos pilares de seu trabalho. Ele vai conduzir a conversa de maneira que o público conheça o percurso e as conquistas de Matt, que falará também como a profissão de fotógrafo é repleta de encontros e desencontros.

Realizado desde 2008, o Café Fotográfico busca compartilhar com os amantes das artes, especialmente a imagética e fotográfica, aspectos de pesquisas e processos artísticos, e o registro desses eventos constitui um acervo precioso sobre os olhares que se debruçam e trabalham a fotografia, dentro e fora do estado.

Sobre o Artista
Matt Souza é um artista PCD de Ananindeua. Ele tem 23 anos e seu contato com a fotografia começou há 8 anos, quando tinha entre 15 e 16 anos de idade. Sua relação com a arte de fotografar se traduz nas cenas urbanas, algumas repletas do Rio Guamá, que banha Belém. Matt sempre entendeu que a cidade não está preparada para ele e se coloca como resistência a esse capacitismo estrutural.

O fotógrafo também destaca que suas produções trazem o ativismo pela causa PCD. “A minha fotografia, ela tem muito amor, muito afeto, mas também tem revolta né. Eu saio pra fotografar a cidade, tropeço numa calçada, caio em outra. Diversas estruturas que não são feitas para mim. Eu não consigo transitar na minha cidade, então não tem como a minha arte não ter essa raiva, essa revolta sabe?”, ressalta.

Ele conta que o afeto no seu trabalho sempre esteve presente, e que sempre gostou de conhecer as pessoas que já fotografou. “Essa dinâmica da troca de vivências sempre me encantou muito, sempre me fez querer fotografar mais. É também sobre ouvir, sabe? A fotografia também é ouvir, porque se trata de memórias, se trata de vivências, então tu ouvir aquela pessoa que tu tá fotografando, a pessoa confiar em ti pra fotografar é algo que não tem preço”, afirma.

Para Matt, a sua fotografia de afeto se intensificou ainda mais quando ele começou a ter contato com suas referências, que hoje são seus amigos: Naiara Jinknss, Ana Mendes e Rafael da Luz, fotógrafos que, assim como ele, trabalham a relação entre a imagem e esse sentimento.

Serviço:

Café Fotográfico com Matt Sousa

Mediação: Rafael da Luz.

Data: Terça-feira, dia 12 de dezembro.

Horário: Às 19h.

Local: Associação Fotoativa, Praça das Mercês, 19, bairro da Campina, Belém.

Entrada gratuita.

Respostas de 2

  1. Parabéns amigo Matheus, a sua maneira de observar o ambiente que vivemos nos leva a perceber falhas no que antes parecia normal. Sucesso

  2. Meu filho amado! Parabéns pelas suas conquistas, não foi fácil, e nunca será, mas sem luta não tem vitória. Continue, sua voz é necessária. Quanto orgulho de você. Jesus te abençoe! Amo-te!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu