Com o tema “ Sem medo de ser, com respeito e liberdade”, a ONG Olivia e a União da Juventude Socialista (UJS) promovem, amanhã (15), em Icoaraci, distrito de Belém, a Marcha LGBTQIA+. Nesta segunda edição, a marcha promete ser um espaço de celebração, resistência e reivindicação, reforçando a importância de garantir os direitos e a cidadania para todas as pessoas, sem exceção.
Por Kelvyn Gomes, da redação/Foto: Divulgação
A concentração para o evento acontecerá às 15h, na rua 15 de Agosto esquina com Tv. Berredos, no Distrito de Icoaraci. O evento contará com shows, DJs e performances de artistas LGBTQIA+ da região. A novidade deste ano é a prioridade dada a artistas locais, especialmente de Icoaraci, que terão a oportunidade de se apresentar e expressar suas vivências.
Para Manuella Sousa, coordenadora do evento, a Marcha é uma forma de fortalecer o movimento LGBTQIA+ dentro do próprio Distrito de Icoaraci. “Nós priorizamos artistas locais, principalmente aqueles que moram no próprio Distrito. Temos esse compromisso de valorizar quem é do território e incentivar seus projetos e sonhos”, explica a coordenadora.
Marcos Melo, presidente da ONG Olivia e um dos coordenadores da marcha, reforça que, apesar das conquistas alcançadas pelo movimento LGBTQIA+ no Brasil, ainda há muito a ser feito para garantir direitos e acesso à cidadania. “Queremos mostrar que é possível viver sem medo. E mais do que isso, que não aceitamos mais viver com medo”.
A Marcha LGBTQIA+ de Icoaraci além de uma enorme celebração é também um ato político e cultural importante para o fortalecimento da identidade LGBTQIA+ na região. Em um contexto de crescente luta por direitos civis, a marcha busca ser um espaço de resistência à violência e ao preconceito, e uma forma de pressionar por políticas públicas que garantam o acesso à saúde, educação, segurança e outras áreas essenciais para a população LGBTQIA+.