Portal Jambu

O Duelo Nacional de MCs, uma das batalhas de freestyle mais importantes do Brasil, acontece entre os dias 16 e 17 de novembro, no Viaduto Santa Tereza, em Belo Horizonte (MG).O evento reúne os melhores MCs de cada estado do país e é um dos maiores palcos para a cultura do hip hop no Brasil. Nesta edição, o paraense Filipe Muniz, conhecido como Mão no Bolso MC, fará uma participação especial, representando o estado do Pará na grande final.

Por Kelvyn Gomes/Foto: Mael Rodrigues

Mão no Bolso MC vem conquistando seu espaço no cenário nacional após conquistas como o título de campeão estadual em uma competição de freestyle no Pará. O rapper, que começou a se envolver com o universo do hip hop ainda na infância, tem mostrado, desde suas primeiras batalhas em 2018, um grande potencial para se destacar. “Representar o Pará no Duelo Nacional é, além de um sonho realizado, uma honra. Carregar meu estado nos ombros e ter a chance de conquistar o primeiro título nacional para o Pará é uma grande responsabilidade”, afirma o MC, empolgado com a oportunidade.

O MC começou nas batalhas em 2018, participando da “Batalha do Tapajós”, e logo ganhou destaque, participando de campeonatos em outros lugares do Brasil como no Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Sua vitória no campeonato estadual de 2024 lhe garantiu a vaga para o tão esperado Duelo Nacional de MCs. O rapper, além de MC, é também músico e domina instrumentos como teclado, violão, guitarra, bateria e contrabaixo, trazendo para as batalhas uma bagagem artística ampliada.

A preparação de Mão no Bolso MC para a final não foi apenas local, mas contou com apoio estratégico da Amazon Hip-Hop, uma produtora cultural que promove eventos do ramo. Por meio dessa parceria, o MC teve a oportunidade de se aprimorar em competições em São Paulo e Distrito Federal, além de participar da famosa Batalha da Aldeia. Para Ivan Pires, produtor da Amazon Hip-Hop, essa preparação foi essencial para “garantir uma boa preparação para o evento nacional. Cada MC é um embaixador de sua cultura e sua cidade, e queremos que Mão no Bolso represente o Pará da melhor maneira possível”, explica.

O Duelo Nacional de MCs é um dos maiores eventos de freestyle do Brasil, com seletivas locais, etapas regionais e estaduais. MCs de todas as partes do Brasil disputam uma vaga para chegar à final nacional. Desde 2018, a organização do evento tem se empenhado em melhorar o formato da competição, garantindo disputas mais equilibradas e representativas.

Durante as batalhas, os MCs têm 45 segundos para rimar, e se houver empate, um terceiro round, o “bate-volta”, é realizado para testar a agilidade e a criatividade dos competidores. O Duelo Nacional de MCs não é apenas uma competição de rimas, mas um verdadeiro espaço de valorização da cultura hip hop e da expressão artística através da música e da poesia urbana.

Desde 2012, o estado tem sido representado em eventos nacionais, com artistas como Rog MC, Daniel ADR, Blackout, Markinho, Rasta, THG e Nativo, que marcaram presença em edições anteriores. Agora, Mão no Bolso MC chega à grande final com o objetivo de conquistar o primeiro título nacional para o Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu