Por Rafael Arcanjo | Foto: Miguel Chikaoka
A Kamara Kó Fotografia realiza, nesta quinta-feira (19), o lançamento do projeto “Tó Teixeira – Mergulho na Vida e na Obra”, a partir das 19h, no Museu da Imagem e do Som, no Palacete Faciola. O evento continua nesta sexta-feira (20) e terá diferentes tipos de atividades em sua programação, como exibição de documentários, oficinas e bate-papos.
O projeto pretende, no ano de 2025, ocupar o MIS com uma exposição inédita sobre a história e a carreira de Tó Teixeira, com intervenções visuais, partituras, objetos pessoais e outros itens relacionados ao artista. Paraense nascido no bairro do Umarizal, em Belém, Tó Teixeira foi um dos maiores ícones da música popular amazônica.
No primeiro dia, quinta-feira, haverá, após o lançamento oficial da iniciativa, a exibição do documentário “Tó: Violão Mestre”, produzido pela TV Cultura do Pará, com direção de Felipe Cortez. Depois da exibição, Miguel Chikaoka, famoso fotógrafo e educador, e Salomão Habib, grande músico e pesquisador, vão comandar um bate-papo, com mediação do professor Alexandre Sequeira, que assina a curadoria da futura exposição.
Já para o segundo dia, está prevista uma oficina gratuita ministrada também por Miguel Chikaoka. Nomeada “Fotobiografia”, a atividade será inspirada nas experiências de Chikaoka e de outras pessoas em fotografar personagens. A ação formativa será dividida em dois momentos: um introdutório, com exemplos narrativos visuais biográficos; e um segundo com uma discussão prática sobre ideias e projetos de fotobiografia. A oficina terá carga horária de seis horas e requer inscrição prévia via formulário online, disponível nos perfis do Instagram da @kamara_ko e do projeto @toteixeiramergulhonavidaeobra.