Da Redação | Foto: Matheus Clima
Terceiro álbum de estúdio da cantora e compositora paraense Joelma Kláudia, “Nua&Crua” chega às plataformas digitais de música com um show especial nesta sexta-feira (17). Em seu novo trabalho, Joelma concebe o disco enquanto um diário pessoal, onde dá recados às mulheres que sofrem com relacionamentos abusivos e violentos. Vítima de uma situação de violência no passado, a cantora mergulha em sua história e transforma a dor em arte e alegria. O show conta com a participação de Raidol e acontece às 20h, no Teatro Waldemar Henrique, em Belém, com venda de ingressos por meio do Sympla.
“O ‘Nua&Crua’ nasceu da necessidade de cantar sobre as diversas violências sofridas por nós, mulheres, e das nossas superações. Eu, que passei por uma relação abusiva e extremamente violenta com lesão corporal, sofrimento físico e psicológico, lesão moral e patrimonial, sei que é difícil sair das garras dos agressores porque eles roubam, entre outras coisas, toda a nossa autoestima e coragem para encarar a vida”, conta Joelma Kláudia, que chegou a sofrer uma fratura no ombro e levar o caso à Delegacia da Mulher.
O álbum chega após dois anos de produção com sete faixas de influências musicais mistas e diversas, como brega, MPB, Samba, Ijexá, Reggae-Blues e Ritmos Africanos. Destas sete músicas, cinco já estão disponíveis nas plataformas digitais, e algumas marcaram presença no projeto audiovisual “Antessala Nua&Crua”, no canal de Joelma Kláudia no YouTube. Produzido pela própria artista, este novo disco foi gravado na Midas Amazon Studio, sob a direção musical de Davi Amorim que divide os arranjos com Jogus Oliveira, filho da cantora. O disco chega completo aos streamings no dia 01 de junho.
A cantora conta que a criação do álbum teve início durante a pandemia, quando os casos de feminicídio cresciam. “Nesse momento, refleti sobre a minha própria vida e o quanto estava longe desse tipo de situação, mas senti muito por todas elas. Daí me veio a ideia de fazer algo para ajudar aquelas que ainda estão vivendo em situação de violência e fortalecer as que conseguiram se libertar. Então, em vez de falar, resolvi cantar sobre isso. Mas, o disco não é para dar gatilhos. Pelo contrário, é um disco de quem deu a volta por cima e hoje é feliz sendo dona de si”, explica Joelma Kláudia.
A faixa que abre o álbum é “Muito Prazer” , com a letra de Abílio Dantas, e chega trazendo à tona as violências culturais que as mulheres sofrem, como os cortes do parto normal que ceifam o prazer feminino e o escalpelamento que meninas com longos cabelos sofrem nos motores dos barcos amazônicos. Nesta música, Joelma, com sua voz forte potencializada por batuques regionais, convoca as mulheres a bradar “Meu corpo é meu lugar”.
Um dos destaques da tracklist dessa nova produção é a música “Cai Fora”, um brega calipso de autoria de Pedro Vianna sobre uma mulher que se cansou do relacionamento abusivo. A faixa é um convite para dançar aquele brega lento e agarradinho, mas com uma forte mensagem de virada de página em sua letra: “Cansei da tua fuleragem, desgraça pouca é bobagem, pra ti não tem mais perdão. Cai fora, não quero mais te ver. Vou mudar de vida, vou curtir por aí”, canta a letra da música.
“Quando eu canto ‘Não queira me silenciar que eu canto mais alto’, ‘cai fora, não quero mais te ver’ e entre outras, estou falando de superação, e o público pode esperar por um show feliz de uma mulher que passou por várias dores e violências, mas que superou as dificuldades. A apresentação faz parte da luta e não a luta faz parte do show. Não vejo a hora de entregar todas as canções ao vivo no teatro. Há sempre um parto quando nasce um novo disco”, aponta Joelma Kláudia.
No palco do espetáculo de lançamento do álbum, além da participação de Raidol, Joelma contará com uma banda potente composta por Davi Amorim na guitarra e violão, Inesita no baixo, Loba na percussão, Márcio Jardim na percuteria, Jogus no violoncelo e violão, Bea no teclado e Maria Borges na flauta.
Mesmo referenciando um tema difícil e revivendo o passado em cada canção, o novo álbum é uma ode à alegria e à vida. “Apesar de todas as dores vividas, em cada faixa do ‘Nua&Crua’, eu venho falar de superação, de volta por cima, de retomar as rédeas, de protagonismo e, principalmente, de autoamor”, resume a artista.
Serviço:
Show de lançamento do álbum “Nua&Crua”, de Joelma Klaudia
Data: Sexta-feira, 17 de maio
Horário: 20h
Local: Teatro Waldemar Henrique, Av. Presidente Vargas Praça da República – Bairro da Campina
Ingressos: 1º lote a R$ 20,00 à venda no Sympla.
Informações: (91) 98300-5965