Seleção busca escolher um cantor ou cantora paraense iniciante para compor o line up do festival, que ocorre em novembro
Da redação
É hora de conhecer novos artistas da Amazônia. Com objetivo de incentivar o trabalho de cantores iniciantes da cena paraense, o Festival Jambu Live 2023 lança mais uma edição do Aposta Jambu. O projeto selecionará um novo nome da música para fazer parte do line up de artistas do Jambu Live 2023. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de outubro, via formulário disponível online.
O processo seletivo consiste em duas etapas: na primeira, o participante deverá se inscrever pela internet, respondendo a algumas perguntas básicas como nome completo, idade e endereço, e no final anexar um vídeo de até 2 minutos, cantando; após esta fase, os finalistas passarão por uma votação aberta nas redes sociais do Jambu Live 2023.
Segundo a Profa. Dra. Regina Lima, coordenadora do Circuito Jambu Multicultural, o Aposta Jambu é mais uma forma de oportunizar espaços para os novos artistas da cena cultural. “O Aposta Jambu foi uma ideia que nasceu desde a primeira edição do Jambu Live. Na época, tínhamos o objetivo de possibilitar para artistas mais jovens a participação no festival. Convidamos dois e eles cantaram no palco ao vivo. No ano passado, decidimos repetir a proposta, mas abrindo inscrições para que mais pessoas pudessem participar. Foi um grande sucesso e este ano nós decidimos ampliar para a Região Metropolitana de Belém”, afirma.
Jambu Live 2023 – O Festival Jambu Live é parte importante do Circuito Jambu Multicultural, projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele consiste em uma série de eventos multiculturais que visam o enriquecimento local, ampliando a visibilidade do trabalho dos fazedores e fazedoras de cultura na região amazônica e possibilitando o acesso de artistas pretos, indígenas, quilombolas, LGBTI+ e pessoas com deficiência nas agendas artísticas e culturais do estado. Neste ano, o Festival Jambu Live abalará as estruturas da cidade de Belém com mais uma edição, que acontecerá em novembro.
O Circuito Jambu Multicultural é financiado por emenda parlamentar do Deputado Federal Airton Faleiro, tem apoio do Na Figueredo e da Lo Slow 360, e apoio institucional da Faculdade de Comunicação (Facom), do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA.
Serviço
Aposta Jambu 2023
Data: Até 13 de outubro, às 23h59.
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdIE7MUDSKS2YTwjsbYKhEvxlQY6GE_yAAP6WrryYSAzuh3-w/viewform
Foto: Divulgação Circuito Jambu Multicultural
O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima.