Por Fabrício Lima*
Três anos após o lançamento de “DiVAGAR”, seu primeiro single como artista solo, Igor Mendes traz ao público seu primeiro EP. “Apartamento” estará disponível em todas as plataformas de áudio a partir das 00h desta sexta-feira (31).
O artista garante que “Apartamento” – gravado durante o período da pandemia de COVID-19 em seu estúdio caseiro – promete ser “uma obra intimista, bem pessoal, sobre sentimentos comuns a todos nós e indagações que todos nós já fizemos um dia”, afirma.
Segundo Igor, o próprio nome do EP, composto por 5 faixas, carrega em si a ambiguidade de ser não apenas seu local de gravação mas também referenciar a ideia de estar à parte, solitário – situação experienciada por muitos durante o período em que o EP foi produzido: a pandemia.
Cantor e compositor paraense de MPB, Igor afirma ser influenciado por artistas como Los Hermanos, Lenine e Caetano Veloso, bem como Tiago Iorc, Silva e Rubel. Ele revela uma paixão por canções que tem em seu centro a voz e o violão, mas também implementa elementos de música pop, batidas lo-fi, pianos e sintetizadores em suas composições.
Com mais de 10 anos de carreira, Igor passou a integrar a cena musical paraense em 2012, aos 18 anos, como vocalista da Banda Paquetá, banda cover de Los Hermanos.
Em 2014, teve seu primeiro contato com a composição ao fundar a banda de indie rock The Lay, que contava com canções próprias em inglês, e por lá lançou um EP em 2017 e três singles, o mais recente sendo em 2018.
Você pode ficar de olho no trabalho de Igor no instagram e no spotify.
Foto de capa: Divulgação
O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.
*Com supervisão de Giullia Moreira.